ESTADO SUCATEADO – O caos se instalou em Roraima

O próprio governo assina seu atestado de incompetência; das 370 escolas da rede estadual, seu Antônio reformou apenas 33 e ainda fez propaganda disso

ESTADO SUCATEADO – O caos se instalou em Roraima
Escolas estaduais no município de São João da Baliza/Reprodução

O governo do seu Antônio teve mais de dois anos, durante a pandemia, para se preparar ao retorno às aulas, mas pelo visto ninguém sabe onde o governador enfiou os bilhões da Educação estadual, pois as escolas caem aos pedaços, em péssimas condições, e algumas, completamente abandonadas, colocam em risco a vida de alunos e professores.

Não bastasse o iminente risco de acidente em sala de aula, também falta transporte escolar, em especial no Interior do Estado. A merenda escolar? Já foi servida até estragada em escolas indígenas, por isso são inúmeras e recorrentes as reclamações e denúncias feitas por pais e professores da rede estadual de ensino. E eles reclamam com toda razão.

A verdade é que tanto na Capital, quanto no Interior de Roraima, as escolas estão acabadas, sem a menor condição de receber alunos e professores. A merenda, quando servida, é de péssima qualidade, apesar do recurso ser destinado diretamente para a Seed pelo governo federal.

Nem transporte escolar tem

E o transporte escolar também deixa muito a desejar. Milhares de alunos, em especial no Interior, não conseguem chegar à sala de aula porque ônibus e picapes não vencem os atoleiros nas esburacadas estradas e vicinais de Roraima. Na região do Baixo Rio Branco, Sul de Roraima, alunos ribeirinhos também perdem aula por falta de transporte escolar fluvial.

“Tenho que remar por mais de duas horas para levar meus filhos à escola, já que aqui não existe barco do governo. O risco é grande porque o rio está cheio, correndo muito. Se a canoa afundar, morreremos com certeza. Sem falar nos jacarés e sucuris enormes”, relatou a moradora de uma comunidade próxima à vila de Santa Maria do Boiaçu, em Rorainópolis.

Pior de tudo, com todo esse descaso com a Educação, é que o próprio governo assina seu atestado de incompetência. Dia desse, seu Antônio fez uma propaganda enorme, divulgando que revitalizou, vejam vocês, 33 das 370 escolas da rede estadual em Roraima. Apenas 33? Quanta falta de gestão, vossa excelência, e olha que dinheiro tem, e muito.

Na outra ponta da nossa sucateada Educação, professores reclamam da falta de pagamento de progressões verticais e horizontais. Pois bem. Seu Antônio bem que prometeu pagar as devidas e merecidas gratificações, mas a categoria até hoje não viu a cor do dinheiro. Foi mais uma balela de vossa excelência, estorinha pra “boi dormir”, contada em ano de eleição.

“No banco de reserva”

Outra reclamação generalizada. Enquanto o governador cria secretarias sem finalidade alguma e mais de 1.500 cargos comissionados, para empregar seus cabos eleitorais e correligionários, professores do cadastro de reserva continuam sentadinhos no deprimente “banco” da Seed. Por que não chamam eles? Porque votam de forma consciente, diferente dos comissionados, que votam em seu Antônio para continuarem empregados.

O caos na Educação é tão deprimente quanto na Saúde, com hospitais caindo aos pedaços, sem atendimento digno à população, com mais de 9 mil pacientes aguardando há anos na vergonhosa e sofrida fila de espera das cirurgias eletivas.

Na Infraestrutura, com a chegada das chuvas, o caos também se instalou. Nossas rodovias, estradas e vicinais viraram um atoleiro sem fim, com pontes velhas de madeiras arrastadas pelas cheias de rios.

Só faz fotinha

Todo esse problemão para resolver e vossa excelência preocupado apenas com sua imagem, fazendo fotinhas por onde passa, divulgando propagandas enganosas e dizendo que está “arrumando a casa”.

Nem a casa da “mãe Joana” é tão bagunçada assim, como está o governo de Roraima. Portanto, é chegada a hora da mudança e outubro está bem aí.

Álvares dos Anjos – cronista.

Comentários