Os estudantes das escolas municipais Balduíno Wottrich e Menino Jesus, foram desafiados a participar do 1º campeonato de robótica da educação infantil em Boa Vista.
De acordo com a prefeitura da capital, a iniciativa foi uma parceria da com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Dessa forma, foi no desafio Lego que os alunos mostraram demonstrou seu talento na arte de montar peças da Lego.
O campeonato
Assim, o campeonato é parte das atividades que as escolas tem que desenvolver com o estudantes porque ganharam da empresa Positivo (Programa FIRST LEGO League Discover) com kits de Lego entregues esse ano.
Do mesmo modo, a seleção, feita nacionalmente em 2021, contemplou seis escolas da região Norte, cinco delas são de Boa Vista.
Incentivo
Da mesma forma, o material é então, um incentivo para que as instituições de ensino desenvolvam projetos e iniciativas de robótica na educação infantil. Assim, para firmar compromisso com a empresa, a escola Balduíno promoveu este 1º campeonato, tendo como convidada especial, a Menino Jesus. Foram oito equipes, quatro de cada escola, participando do evento.
O arte-educador Paulo Santos foi quem organizou a competição local.
A Balduíno é a única escola do campo que recebeu esse kit da Positivo e está trabalhando com ele desde março. Os alunos aprendem muito, ajuda na questão dos desafios, raciocínio lógico, motora, integração de equipe para resolverem os problemas. Isso é muito bom porque trabalha tudo isso dentro da proposta da educação infantil do município”, explicou.
O campeonato
Logo, durante o campeonato os alunos precisavam passar por dois rounds. O primeiro era montar um Park pequeno (peças do Discover Set) e o Park completo (peças do STEAM Park). As equipes não classificadas passaram por um desafio extra, com a construção do “Melhor Robô” da temporada.
Os servidores das escolas formaram o corpo de jurados. Os critérios de avaliação foram então: integração de equipe, projeto montado de forma correta e menor tempo de montagem.
O melhor robô foi construído pelo aluno Jhonatan Davi, de 6 anos, da escola Balduíno. “Foi legal participar do campeonato. Fiquei muito feliz por ganhar o prêmio”, disse o menino.”
Já a aluna Lorena Viana, 5 anos, integrou a equipe vencedora do Desafio. Para ela, a união com os demais colegas ajudou no resultado. “Treinamos bastante para a gente montar certinho e no menor tempo possível. E deu certo, vencemos”, disse.
Premiações
Por fim, o destaque com o melhor robô da temporada, ganharam troféus, medalhas, certificados, caixas de bombons de chocolate. Cada aluno da equipe vencedora ganhou então um prêmio especial: um conjunto Lego com 250 peças.
Fonte: Da Redação