Moradores se ‘aventuram’ em vicinal abandonada pelo poder público no Cantá

Secretaria de Infraestrutura do Governo (Seinf) disse que as vicinais são de responsabilidade do município

Moradores se ‘aventuram’ em vicinal abandonada pelo poder público no Cantá
Estrada não recebeu manutenção – Foto: Arquivo pessoal

Loren Benfica de Castro Freitas é moradora do Cantá, que fica a cerca de 25 KM de Boa Vista. Ela procurou a redação da 93 FM na tarde dessa segunda-feira (25) para relatar as dificuldades com a Vicinal 6A, na Confiança I.

A mulher enviou um vídeo de um produtor tentando passar na estrada. Ele está em uma motocicleta e a pessoa que filma é a passageira que teve que descer para o condutor conseguir passar pela lama.

Indgnada, Loren revelou que todo ano a vicinal fica dessa forma. E que já solicitou por inúmeras vezes ao governo e à prefeitura, mas nunca obteve retorno.

“A produção do meu povo tá se estragando. Não tem como trazer para vender. E aí fica difícil. A gestão daqui só engana a gente toda eleição. A gente é muito enganado lá. Muita gente promete que vai fazer e ninguém faz. E o governador também já sabe que a gente existe, que estamos passando por esse problema e não acontece nada. Simplesmente nada”, disse.

Por conta das condições da via, muitas vezes os moradores deixam o carro na beira da água e seguem de pé com os produtos nas costas.

Conforme a mulher, a prefeitura chegou a enviar maquinário. No entanto, não era compatível com o serviço e tiveram que parar.

“O prefeito levou maquinário muito pequeno pra lá. Não fazia nada porque não tinha força. Um tratorzinho bem pequenininho. Parecia ser de brinquedo e uma caçamba. Do meio para o fim, eles chamaram meu esposo para acompanhar a obra e tal”. O esposo de Loren é presidente da Associação dos moradores do local.

Vicinal causa prejuízos

Além da perda da produção dos agricultores, eles também têm grandes prejuízos. Assim, Loren contou que já perdeu três veículos devido às condições da estrada. Ela mora lá há 16 anos.

“No verão fica seco aí é que a gente consegue entrar de carro. Olha, eu já acabei com três carros lá dentro. Moro aqui a 16 anos e todo ano é a mesma coisa”.

Loren está na sede do município porque tem criança. E, de acordo com ela, e não dá para ficar no sítio pelo risco de ficarem isolados.

“Eu tenho que ficar aqui e esperar a água baixar. E eu não sei quando é que essas águas vão baixar. E no momento, acabou de cair um toró muito grande aqui de água. Com certeza lá deve estar um marzão de água”, relatou.

O que diz o governo

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura disse que as vicinais são de responsabilidade do município, no entanto vai inserir a Vicinal 6B no cronograma para receber manutenção em setembro.

Fonte: 93 FM

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x