Um projeto chamado ‘Cine Seas’ tem levado sessão de cinema e outras atividades as pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Boa Vista por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado no centro da capital.
Dessa forma, quem participa dos atendimentos, pode então, escolher temas ou histórias onde mais se identificaram. Nas atividades eles puderem através dos filmes refletir sobre suas vidas.
“Hoje estou me sentindo mais digno, pois a gente que mora na rua temos muitas dificuldades. Eu gostei do filme com os meus colegas e só tenho a agradecer pelo que estão fazendo por nós.” relatou um jovem que participa do projeto.
‘Recuperação e dignidade’
De acordo com o Eduardo Queiroz, coordenador do SEAS, o objetivo é garantir a atenção às necessidades dessas pessoas. Do mesmo modo, é importante encaminhar essas pessoas para a rede de atenção básica, serviços sociais e outras áreas abrangentes às políticas públicas, bem como questões relacionadas à dependência química, corroborando individualmente para a recuperação da dignidade.
“O Cine Seas está sendo o pontapé. As atividades desenvolvidas são oportunidades de acompanhar essas pessoas, fortalecendo vínculos que perderam com suas famílias.”
O que é o Seas
O Seas tem como finalidade, de assegurar então, o trabalho social de abordagem. Logo, ele busca identificar, famílias e pessoas com direitos violados.
Por fim, na abordagem é prestado atendimento às necessidades imediatas, com acolhimento e encaminhamento das pessoas à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de seus direitos.
Fonte: Da Redação