Você sabe o que é transtorno bipolar?

É uma doença da mente que se caracteriza por alterações de humor, que vão de euforia à depressão em períodos de tempo relativamente curtos. Este transtorno se apresenta em episódios de humor, que podem variar com períodos distintos de humor atípico, totalmente diferentes do estado habitual da pessoa e, que podem ser: depressivos, hipomaníacos e/ou […]

Você sabe o que é transtorno bipolar?
Foto: Divulgação

É uma doença da mente que se caracteriza por alterações de humor, que vão de euforia à depressão em períodos de tempo relativamente curtos.

Este transtorno se apresenta em episódios de humor, que podem variar com períodos distintos de humor atípico, totalmente diferentes do estado habitual da pessoa e, que podem ser: depressivos, hipomaníacos e/ou maníacos, comumente intercalados por um período variável de eutimia, o humor natural do paciente.

Esta doença da mente ainda é desconhecida e, mesmo negligenciada por grande parte da população e até mesmo por médicos, esse tipo de transtorno merece atenção redobrada e tratamento especial, a fim de que a pessoa portadora dessa doença, possa levar uma vida normal sem os problemas que ela traz.

Um dos sintomas que se destaca se dá no período de euforia, onde a pessoa realiza ações atípicas que não condizem com a sua realidade. Para melhor entendermos, temos de separar a euforia normal da euforia causada pelo transtorno bipolar.

Podemos dizer que a euforia é um estado de espírito ligado intimamente a um grande evento como, por exemplo, uma viagem que a pessoa desejava fazer, aniversários, competições em que se consagra vitoriosa e outras situações que elevam o bem-estar.

Já a euforia oriunda do transtorno bipolar, conhecida também por hiperexcitabilidade, não há uma causa aparente. Ela simplesmente surge do nada, sendo o seu outro extremo a depressão.

Este quadro de surgimento súbito e sem uma justificativa plausível de sentimentos é o que caracteriza o transtorno bipolar, o qual pode ocorrer em ciclos consecutivos ou ser intercalado com momentos “normais”.

Em casos mais graves dessa doença, uma pessoa adulta chega a apresentar, em média, quatro episódios por ano. Nas crianças os episódios podem ser em número muito maior que em adultos. Nesses, a atenção para identificar se é transtorno bipolar deve ser redobrada, pois muitas vezes é confundida erroneamente como hiperatividade ou distúrbios de atenção (TDAH).

No entanto, não se deve entrar em desespero, pois existem diversas formas de tratamento para portadores de transtorno bipolar. Porém, recomenda-se que a pessoa sob a suspeita de possuir este transtorno, seja encaminhada para avaliação de psicólogos que, dependendo da confirmação, farão o encaminhamento para médicos especializados. Dessa forma, eles poderão utilizar de medicamentos para controle da doença.

Além desse tratamento com medicamentos que o médico especializado irá receitar, é fundamental que o portador do transtorno tenha acompanhamento psicológico, concomitante ao psiquiátrico. Lembrando que a participação da família é fundamental para a prevenção das crises e o sucesso do tratamento.

A família, e mesmo os amigos, devem ficar atentos aos seus membros que apresentam mudanças repentinas de humor, pois pode ser um forte indicativo de que seja um caso de transtorno bipolar.

Não negligencie, procure ajuda profissional urgente. A detecção precoce da doença, aumenta as chances de a pessoa poder levar uma vida normal.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x