Especialistas em saúde mental têm se preocupado com as consequências que a pandemia da Covid-19 trouxe à saúde mental das pessoas. A forma rápida de transmissão e disseminação da Covid-19 por todo o mundo, somando-se a isso as incertezas de como controlar essa nova doença, sua gravidade, imprevisibilidade sobre o tempo de duração da pandemia e quais desdobramentos terá, constituem fatores de risco à saúde mental das pessoas. Esse cenário se agrava também pela propagação (principalmente em redes sociais) de mitos e informações equivocadas sobre a infecção e as medidas de prevenção.
Sintomas obsessivos-compulsivos têm sido observados em pessoas com suspeita de infecção pela Covid-19, como por exemplo, verificar a todo momento a temperatura do corpo. Outro problema verificado é a ansiedade, a qual pode provocar uma interpretação errônea das sensações que o corpo pode apresentar, fazendo com que estas pessoas confundam com sintomas apresentados pela Covid-19, as quais acabam por procurar sem necessidade os postos de saúde, causando uma superlotação.
Outros fatores como o distanciamento entre familiares e amigos, enfim, da antiga rotina diária, levam a problemas de ansiedade e estresse. Por isso, receber informações corretas sobre a situação da doença na localidade onde a pessoa se encontra, assim como as formas de prevenção e tratamento disponíveis, consistem em fatores que levam a menores níveis de ansiedade, depressão e estresse da população.
Violência doméstica na pandemia da Covid-19
Uma situação que se deve registrar é o aumento no risco de violência contra mulheres durante a pandemia. As vítimas acabam ficando confinadas junto aos agressores, que na maioria das vezes, não conseguem denunciar as agressões sofridas. Essa situação também leva a um problema na saúde mental dessas mulheres agredidas.
Hismayla Pinheiro (psihismaylapinheiro) é formada em psicologia pela Faculdade Cathedral e especializanda em Avaliação Psicológica pela IPOG. Atua como psicóloga clínica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do ‘Miss Roraima Universo’. Toda segunda-feira orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a saúde mental saudável, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Consultas pelo telefone (95) 99144-1131.