Câmara aprova projeto que permite oferta de absorventes íntimos para estudantes

Iniciativa também atenderá mulheres em situação de rua ou privadas de liberdade

Câmara aprova projeto que permite oferta de absorventes íntimos para estudantes
Os custos do programa serão pagos pelo Fundo Penitenciário Nacional e Sistema Único de Saúde para a Atenção Primária à Saúde (Sisban) – Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (26), um projeto que permite a oferta gratuita de absorventes íntimos para estudantes de baixa renda.

De autoria da deputada Marília Arraes (PT-PE), a iniciativa cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, que visa combater a pobreza menstrual.

A medida também deve atender a mulheres em situação de rua ou vulnerabilidade social, detentas do sistema prisional e adolescentes em unidades de internação.

A pobreza menstrual é a falta de condições financeiras para a aquisição de absorventes higiênicos para controle do fluxo menstrual, um problema que pode levar ao abandono escolar em alguns casos, conforme lembra a relatora da proposta, deputada Jaqueline Cassol (PP-RO).

“Por não possuírem condições para a aquisição de absorventes íntimos, ou porque, muitas vezes, a escola que frequentam não tem instalações para higienização adequada”, ressaltou.

Pela PL, caberá ao poder público adotar medidas que garantam o acesso aos absorventes femininos e outros itens de higiene para as beneficiadas.

Também caberá a ele o dever de promover campanhas de conscientização sobre o tema. Os custos serão pagos pelo Fundo Penitenciário Nacional e o Sistema Único de Saúde para a Atenção Primária à Saúde (Sisban).

Roraima, por exemplo, é um dos estados com maior percentual de desatendimento a questão da saúde menstrual, segundo relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x