Destaques da notícia
Correção: O número correto de migrantes em situação de rua em Pacaraima é de 48 pessoas. E não 361 como divulgado anteriormente.
Roraima registrou 3.844 migrantes venezuelanos fora de abrigos em agosto deste ano. Os dados são do relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) dessa segunda-feira (10).
Em Boa Vista, houve o registro de 1.616 pessoas fora dos abrigos. Um aumento de 0,81% se comparado ao mês de julho, quando a capital contabilizou 1.601 migrantes na situação.
Em agosto, 617 pessoas receberam o serviço de pernoite no Posto de Recepção e Apoio (PRA), 10% a mais que o mês anterior.
Por outro lado, houve uma redução de 5% nas ocupações espontâneas, com 818 pessoas. Dessa forma, foram contabilizadas 181 pessoas em situação de rua.
Do mesmo modo, em Pacaraima, ocorre um aumento de 6% da população refugiada venezuelana fora dos abrigos. Em agosto, 346 pessoas receberam serviço de pernoite no Posto de Recepção e Apoio, 46% a mais que em julho. Contudo, houve redução de 0,3% nas ocupações espontâneas. Além disso, o município registrou 48 migrantes em situação de rua.
Migrantes venezuelanos
A pesquisa realizada pela OIM mapeou 29 ocupações espontâneas em Boa Vista e Pacaraima, bem como pessoas em situação de rua e no espaço de acolhimento instalado pela Força-Tarefa da Operação Acolhida na rodoviária da capital.
Desse total, 15 ocupações estão localizadas em Pacaraima e 14 ficam em Boa Vista.
Fonte: Da Redação