A Prefeitura de Boa Vista desenvolve de forma gratuita o programa ‘Academia Aberta’. A ação ocorre de segunda à sexta em nove locais distribuídos estrategicamente pela capital.
Lançado em 2013, atualmente o programa conta com a colaboração de seis professores, todos graduados em Educação Física. Dessa forma, esses profissionais levam aos alunos atividades físicas diversificadas, como ginástica aeróbica, localizada, step, dança e alongamento.
Conforme o prefeito Arthur Henrique (MDB), a gestão municipal sempre esteve comprometida em oferecer estrutura e garantir incentivo de diferentes formas. Além disso, a cidade inclusive está em 6° lugar no ranking de melhores capitais em prática de esporte, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.
“Esse incentivo sempre foi prioridade da nossa gestão e a própria cidade é a prova disso. Temos diversas praças e espaços públicos com quadras, equipamentos para exercícios ao ar livre. Assim com, calçadas para caminhada, ciclovia e programas gratuitos que contemplam todas as idades, a exemplo do Academia Aberta”, disse.
Mais saúde
O aposentado Álvaro Rocha, de 61 anos, participa do programa há anos. Assim, ele afirmou que a atividade é fundamental para uma melhor qualidade de vida. “É importante, principalmente na minha idade. A gente fica com mais disposição e a vida mais dinâmica”, disse.
Da mesma forma, a cabeleireira Solange Almeida, de 44 anos, participa do programa há quatro meses. Em boa forma, ela concilia as aulas do projeto com a academia e destaca a qualidade das aulas oferecidas.
“Estava um pouco enjoada do exercício repetitivo na academia e decidi conciliar com o aeróbico aqui no projeto, onde a gente queima mais aquela gordurinha localizada. Eu faço todos os dias da semana, na Vila Olímpica e na Germano Sampaio”, explicou.
De acordo com o professor Marvin Sante, o projeto Academia Aberta foi pensado para todos os tipos de público.
“Quem quiser começar uma atividade física pode vir pra cá que o projeto vai conseguir atender suas necessidades. Aqui trabalhamos agilidade, resistência, força, flexibilidade, melhorando a qualidade de vida física e mental das pessoas”, contou.
Em suma, o projeto acontece todos os dias da semana, das 19h30 às 20h30, seguindo um cronograma.
Confira:
Segunda, quarta e sextas (19h30 às 20h30)
- Praças do Mirandinha, Velia Coutinho, Mané Garrincha, bem como Cabos e Soldados;
- Vila Olímpica Roberto Marinho.
Terças e quintas (19h30 às 20h30)
- Parque do Rio Branco;
- Palco Germano Sampaio;
- Vila Jardim;
- Praça Clotilde Thereza Duarte de Oliveira.
Fonte: Da Redação