Mais de mil casos de sífilis foram registrados nos últimos dois anos em Roraima

Entre os casos, 754 foram registrados em gestantes; população deve estar atenta aos riscos e as formas de prevenção da doença

Mais de mil casos de sífilis foram registrados nos últimos dois anos em Roraima
Foto: divulgação Sesau

Mais de mil casos de sífilis foram registrados nos últimos dois anos em Roraima. As informações são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) e divulgadas nesta quarta-feira (19).

Assim, entre o ano de 2021 até a segunda semana de outubro de 2022, o estado registrou 1.131 casos confirmados de sífilis, sendo 754 casos em gestantes.

Do mesmo modo, a doença é transmitida no ato sexual sem uso de preservativo. Também há riscos de contágio durante a gravidez ou no parto.

A gerente de Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS, Sumaia Dias explicou que é importante estar atento aos números.

“Em razão desses números, pedimos para que as pessoas estejam atentas aos sinais, principalmente as gestantes, de maneira que possamos fazer o tratamento e evitar a sífilis congênita.”

O que é a sífilis

Em síntese, a sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode assim, se manifestar de várias formas. A transmissibilidade é ainda maior nos estágios primário e secundário da infecção.

Além disso, em formas mais graves da doença, como no caso da sífilis terciária, se não houver o tratamento adequado, pode causar complicações graves como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, e até levar à morte.

Perigos

De maneira idêntia, Sumaia ressalta ainda que a infecção pela sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também a de bebês durante a gestação.

“Nós pedimos que a população procure os métodos de prevenção para a sua vida. Temos o uso de preservativos, seja o masculino ou feminino, que é o insumo mais eficaz.”

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x