O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realiza nesta quinta-feira (20), as atividades de geração de mídias das 1.521 urnas para o segundo turno. A preparação ocorre no Cartório da 1ª Zona Eleitoral desde às 09h.
O juiz Luiz Alberto de Moraes Júnior é o responsável por organizar os trabalhos desenvolvidos no dia da cerimônia. O Ministério Público Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR), partidos políticos, coligações, federações e demais interessados podem comparecer para fiscalizar.
Conforme o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Fábio Barros, o processo é mais ágil durante o 2° turno. Pois as mídias carregam apenas os dados dos candidatos à presidência. Ou seja, os dados de eleitores e seções já foram carregados no 1º turno.
“Desta vez, não precisamos criar mídias com informação sobre as seções eleitorais, fotos e biometrias de eleitores, porque elas já estão contidas nas urnas eletrônicas. Agora, o que vamos fazer é gerar as mídias de migração das urnas do 1º turno para o 2º turno”, disse Barros.
Logo depois desse procedimento, o presidente da comissão assina os envelopes de segurança, que já estarão com assinaturas digitais e lacrados. Em seguida, serão guardados no cofre da sala de urnas.
Do mesmo modo, ocorre a cerimônia de carga, que significa transferir para as urnas os dados do 2º turno inseridos nos cartões de memória.
Preparação das urnas
Nos dias 25 (interior) e 27 de outubro (capital), ocorre a cerimônia de preparação das urnas (Carga e Lacre). A ação acontece também na sede do Cartório da 1ª Zona Eleitoral, localizada na avenida Santos Dumont nº 760, bairro São Pedro.
Por fim, o processo continua com a lacração e armazenamento das urnas em um local segura, até o momento da sua transferência para as seções. A Casa da Moeda é responsável por fabricar os lacres e o juiz eleitoral e representantes de entidades fiscalizadoras responsáveis pela assinatura.
Fonte: Da Redação