Os portões do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, se abriram cedo neste Dia de Finados (2).
Pela manhã, quem passou pelo local para prestar homenagens aos entes queridos teve a oportunidade de participar de uma das três missas programadas, que serão celebradas até o fim do dia na capela local.
O padre Revislande Araújo comandou as missas das 07h e das 09h. Ele então destacou a importância dessa data para os fiéis.
“De forma contraditória, no Dia de Finados celebramos a vida plena, a vida em Deus. Nesta data, no momento da missa, nos unimos aos nossos peregrinos, aqueles nossos entes queridos que estão se purificando e aqueles que estão na glória eterna. Então, é a exaltação da morte física e da vida eterna para aqueles que estão se purificando”, declarou.
A aposentada Maria das Dores Oliveira foi uma das que aproveitou a data para prestar homenagens aos familiares e amigos que morreram.
“Todos os anos nessa data eu vou para Manaus e lá presto minhas homenagens aos meus pais que estão enterrados lá. Como fiquei em Boa Vista esse ano, aproveitei e vim ao cemitério visitar meu marido, sogra, cunhado e amigos que estão enterrados aqui”, disse.
Empreendimentos
Além disso, a data também é importante para os empreendedores que vendem flores, velas, arranjos e alimentos em frente ao Cemitério. Dessa forma, a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) delimitou um espaço para 35 barracas.
A dona Elzanides Alves Reis, que trabalha com venda de flores em frente ao Cemitério Nossa Senhora de Nazaré há mais de 50 anos, ocupou um desses espaços. Conforme a mulher, todos os anos o seu empreendimento superar as expectativas.
“Somente agora pela manhã vendi bastante. É assim todo ano, sempre superamos nossas expectativas. Estou aguardando o pessoal que deixa para vir à tarde, o movimento é sempre maior nesse horário, quando não está mais tão quente”, ressaltou.
Fonte: Da Redação