Dirigentes de uma igreja em Boa Vista, são suspeitos de aplicar golpe financeiro em uma idosa de 76 anos. O esquema foi desarticulado pela Polícia Civil de Roraima (PCRR) nesta sexta-feira (4).
De acordo com a Civil, quatro pessoas são suspeitas: o pastor, a esposa dele, um diácono e um missionário, mas os alvos não foram localizados e estão foragidos.
O esquema
Ainda conforme a Civil, as investigações iniciaram a partir da denuncia feita por um filho da idosa que já faleceu. Ele desconfiava que a mãe tinha caído em um golpe. As investigações apontaram então que ela foi induzida a comprar cinco veículos e repassar para a quadrilha.
Assim, ele relatou o falecimento dela em novembro de 2020. Depois do ocorrido, tomou conhecimento de toda a vida financeira da mãe vendo que ela havia comprado esses cinco carros, alguns de alto valor, e repassado para um grupo de pessoas da igreja.
Dessa forma, a polícia identificou a movimentação financeira da idosa comprovando a compra de um Ford Focus, modelo Hatch; duas Hilux; um Corolla além de um Siena.
“Com o passar do tempo ficou claro a suspeita dos filhos de que o pastor e a pastora dessa igreja tinham se aproximado dela e, por conta dessa intimidade, desse envolvimento que eles tiveram com ela, eles passaram a cooptar a idosa na questão do patrimônio, realizando a compra dos veículos”, detalhou Paulo Henrique.
O delegado ainda explicou que os envolvidos solicitaram a transferência da titulação de quatro dos veículos para o nome do pastor. O diácono da igreja ficou com a possa da Hilux.
“Todos os suspeitos estavam utilizando esses veículos desde 2017 até agora”, disse.
Foragidos
Todavia, os suspeitos tomaram conhecimento do pedido de prisão preventiva e fugiram. Ela foi deferida durante o período eleitoral. Por fim, as ações da ‘Operação Os Filhos de Eli’ devem seguir até a localização dos suspeitos.
Fonte: Da Redação