A origem da palavra psicoterapia é grega, onde Psyche significa mente e therapeuein curar, ou seja, curar a mente. A Psicoterapia é uma terapia cuja finalidade é tratar a mente e seus problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas familiares, no trabalho, social dentre outros.
Algumas pessoas perguntam se existe algum outro tipo de procedimeno que substitua a Psicoterapia. Para os casos em que a Psicoterapia está indicada a resposta é não. O que pode ocorrer concomitantemente seria a utilização de outras técnicas terapêuticas alternativas como a acupuntura, reflexologia e mesmo, a aromaterapia, pois promovem uma sensação de bem-estar.
Outro fato também que desperta a curiosidade das pessoas é se a Psicoterapia só quem faz é gente “louca”. De forma alguma a Psicoterapia é somente empregada para quem está passando por transtornos mentais. A Psicoterapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos diversos e a melhoria da saúde mental/qualidade de vida. Os Psicólogos com as técnicas adequadas, irão possibilitar que o paciente olhe para si mesmo e reflita nas razões que o levaram a determinados pensamentos negativos/destrutivos e atitudes pontuais em alguma área de sua vida.
Somente profissionais da Psicologia podem atuar como psicoterapeuta. Ainda assim, mesmo dentro da Psicologia, nem todos os Psicólogos atuam com a Psicoterapia. Se torna necessário fazer uma Especialização para atuar com a Psicoterapia, pois o foco desse tipo de ”tratamento” é oferecer cuidados específicos as pessoas que estão passando por um sofrimento emocional.
Resumidamente podemos dizer que a Psicoterapia é um tratamento que visa curar doenças da mente, transtornos psicológicos, ou seja, o restabelecimento da saúde mental das pessoas.
A Psicoterapia não é uma ciência exata como a Matemática. Não há uma previsão de como vai ser cada sessão, ou o que vai acontecer nelas e mesmo, quando elas vão acabar. Pois cada pessoa é um mundo a parte, então não há uma “fórmula de bolo” que se encaixe para todos de forma padrão, posto que, cada pessoa tem suas particularidades e peculiaridades.
Esse processo de “olhar para dentro de si mesmo” e conseguir enxergar o que precisa ser mudado e, de como se vai fazer essa mudança até alcançar uma melhoria, pode variar de tempo de uma pessoa para outra.
Uma das técnicas de Psicoterapia bastante usual é a Terapia Cognitivo-Comportamental. Um dos seus principais objetivos é devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, ou seja, permitir mudanças nas suas emoções e comportamentos.
O Psicólogo irá atuar diretamente no sistema de esquemas e crenças do paciente, de forma a reestruturá-lo, ou seja, o psicólogo, através da psicoterapia, trabalhará a mudança das emoções e atitudes do paciente, para levá-lo a padrões de vida mais saudáveis. Comprovadamente essa técnica tem auxiliado os pacientes na mudança de atitudes, no controle das emoções e dos pensamentos.
Existem outras abordagens na Psicologia, como a Psicanálise, a Análise do Comportamento, Gestalt-terapia, EMDR, etc, onde cada psicólogo irá se utilizar da técnica que achar conveniente para cada caso.
Por fim, vale registrar um fato bem curioso: raramente um paciente deixa de perguntar quando as sessões terminarão, ou seja, quando poderá ter alta.
Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-113