A alfabetização é um processo importante para o desenvolvimento infantil. Sendo assim, além das atividades escolares e do apoio familiar, a criança ainda precisa se sentir motivada e curiosa para a aquisição da leitura e escrita. Nesse sentido, os momentos lúdicos e dinâmicos fazem a diferença e deixam os pequenos ainda mais encantados com os novos aprendizados.
Mas, com a chegada da pandemia, quando as escolas precisaram ser fechadas para cumprir o isolamento social, muitas crianças não conseguiram seguir as aulas remotas. Elas estão atrasadas, em comparação aos estudantes que conseguiram manter a rotina de estudos.
Pesquisa
Um estudo encomendado ao Datafolha pela Fundação Lemann, Itaú Social e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), divulgado em junho deste ano, mostra que mais da metade (51%) das crianças em processo de alfabetização na rede pública brasileira ficaram no mesmo estágio de aprendizado, ou seja, não aprenderam nada de novo durante a pandemia.
Isso é um reflexo da desigualdade que permeia a vida dos menos favorecidos. Mesmo longe das salas de aula ainda é possível estimular o aprendizado dos estudantes. Para a professora Mariana Gonçalves, 35, além de ser um instrumento de facilitação na vida das pessoas, a internet, assim como a tecnologia podem auxiliar bastante no desenvolvimento educacional das crianças.
“Com um ano e meio de salas de aula fechadas, é difícil manter a rotina de estudos que existia antes, porém, é possível orientar e estimular o aprendizado da forma que as crianças mais gostam, que é brincando. Existem jogos, aplicativos e meios pra que ao menos o básico da educação ainda seja repassado”, afirma a profissional.
Por isso, o mundo tecnológico pode ser usado como ferramenta de aprendizado e, para as crianças, o celular ou o computador podem ser usados como uma ferramenta interativa entre a educação e a diversão. Pensando nisso, separamos quatro aplicativos gratuitos com jogos educativos que auxiliam na alfabetização infantil, disponíveis para iOS e Android. Confira:
1 – Bini ABC
O aplicativo reúne uma série de jogos educativos que ensinam o alfabeto, que colaboram para que as crianças aprendam a reconhecer e escrever as letras. Indicados para crianças de 3 a 6 anos, os jogos do Bini ABC envolvem, por exemplo, estourar bolhas com a respectiva letra, montar palavras com letras variadas. Ele também ajuda a associar cada uma dessas palavras com um significado através de quebra-cabeças.
2 – Ler e Contar
O Ler e Contar é um aplicativo gratuito indicado para crianças de oito anos de idade. No processo de alfabetização, a ferramenta irá auxiliar o pequeno a falar e escrever as letras, as sílabas simples, os números de zero a 100, as operações de soma e subtração, o alfabeto em Libras (Língua Brasileira de Sinais), o nome de animais, cores, bem como instrumentos musicais.
3 – ABC Dino
O aplicativo ABC Dino utiliza jogos e brincadeiras educativas para reforçar o processo de aprendizado, indicado para crianças entre três a sete anos. A ferramenta cria uma jornada de aventuras onde o mascote Finn enfrenta batalhas contra ogros. Em cada nível diferente, o aplicativo disponibiliza exercícios para uma etapa específica do aprendizado, como conhecer as vogais ou praticar a escrita de cada letra. Existe também uma área própria de quebra-cabeças para quem quiser acessar os exercícios sem seguir a progressão dos níveis.
4 – Graphogame
O GraphoGame é um jogo educacional especialmente eficaz para crianças de quatro a nove anos que estão aprendendo as relações entre letras e sons. A ferramenta ajuda crianças da pré-escola e dos anos iniciais do Fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções. Uma vez instalado, o jogo funciona sem precisar de conexão com a internet.
Bolsas de estudo para Educação Básica
Se você busca uma escola de qualidade para o seu filho, então conte com o apoio do Educa Mais Brasil. O programa disponibiliza bolsas de estudo para Educação Básica com 50% de desconto nas mensalidades, em parceria com as melhores instituições de ensino. Por fim, não deixe de conferir as oportunidades na sua região!
Fonte: Agência Educa Mais Brasil