O aplicativo de smartphone Android criado por meio do projeto “Desenvolvimento de Aplicativo Extensionista para Pequenos Piscicultores”, executado no Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (IFRR), foi classificado entre os 11 finalistas para o Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico.
O projeto oferece informações básicas e de fácil compreensão para pessoas com baixa escolaridade que desejam trabalhar com criação de peixes.
A premiação é nacional e, para a classificação dos finalistas, ocorre uma análise de 168 projetos. Agora, até o dia 24 de janeiro, o público pode votar para escolher os premiados. Para participar da seleção, clique aqui.
Promovida por um conjunto de empresas privadas voltadas para consultorias, serviços tecnológicos e gestão, com apoio não governamental, a iniciativa visa reconhecer a prática científica desde a 1ª série do ensino fundamental até o 4º ano do ensino médio.
Reconhecimento
O autor do projeto, o estudante do curso técnico em Aquicultura do CNP Ivan Carneiro, afirmou que não esperava ter esse reconhecimento.
“Nunca pensei que aquele pequeno projeto de criar um guia para ajudar pequenos produtores de peixe do meu estado iria entrar em um concurso como esse”, comentou.
Conforme ele, participar da elaboração do projeto foi muito importante para a vida acadêmica que vem desenvolvendo.
“Com o projeto, pude unir meu gosto pela aquicultura e tecnologia. Reunir mais e novos conhecimentos, além de ajudar pequenos piscicultores que enfrentam muitas dificuldades no início do processo de criação”, relatou o estudante.
Da mesma forma, o professor orientador do projeto, Ellano Silva, destaca a importância de um projeto do IFRR concorrer a um prêmio como esse. De acordo com ele, além do reconhecimento em forma de divulgação do curso e do instituto, premia com equipamentos a instituição do autor ou autora.
“Esse tipo de concurso premia projetos de pesquisa/ensino que, muitas vezes, não têm tanta visibilidade, apesar do caráter de inovação. É importante estar nessa premiação, pois o Piec promove a divulgação dessas iniciativas, incentivando mais o trabalho de pesquisadores e estudantes”, declarou.
Projeto
Para a elaboração do projeto, estudante e professor levaram em conta dados como o de que atualmente o Estado de Roraima utiliza apenas 50% da capacidade de produção de peixes, embora exista crescente demanda por pescado, principalmente na Região Norte do Brasil.
Um dos motivos para esse fato, apontado no projeto, é a possível escassez de extensionistas rurais, bem como de técnicos que prestem assistência aos pequenos produtores. Diante da necessidade de conhecimentos e técnicas básicas sobre qualidade de água, biometria, arraçoamento, entre outros, para o início da criação de pescado, assim dificultando a atuação de piscicultores no estado.
Diante disso, o projeto foi criado com o objetivo de desenvolver uma solução tecnológica usando a plataforma APP Inventor-MIT. Além disso, o ambiente gratuito que visa facilitar o desenvolvimento de aplicativos. Dessa forma, essa aplicação apresentará informações básicas, didáticas e de fácil compreensão.
Após elaboração e testes, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente pela loja de aplicativos Googleplay. Do mesmo modo, enviado em grupos do aplicativo de mensagens Whatsapp, de forma a atingir o maior público possível.
O projeto “Desenvolvimento de Aplicativo Extensionista para Pequenos Piscicultores” foi financiado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRR. E por meio de edital do Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão.
Premiação
A instituição de origem do projeto vencedor da votação ganhará R$ 2.000 em equipamentos de ensino. Além da votação popular, os projetos concorrem, em categorias distintas, com voto de especialistas, a uma premiação de até R$ 3.500 para estudantes, professores e professoras.
Fonte: Da Redação