Bebês sem comorbidades podem ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira

Ampliação segue a recomendação do Ministério da Saúde

Bebês sem comorbidades podem ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira
Doses estarão disponíveis em 32 UBSs – Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista começa a partir desta segunda-feira (2) a aplicar a 1ª dose da vacina contra Covid-19 nos bebês de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades. As doses estarão disponíveis em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem sala de vacina (lista das UBS’s).

Estas UBS’s já estarão preparadas para receber este novo público. A ampliação segue a recomendação do Ministério da Saúde.

“Seguimos ampliando a vacinação das crianças, que são prioridades na capital da Primeira Infância. Essa nova medida segue todos os cuidados de prevenção dos nossos pequenos. Principalmente agora com o início das aulas, previsto para o dia 30 de janeiro. Convidamos pais e responsáveis para levarem suas crianças para se imunizarem”, declarou a secretária municipal de saúde, Regiane Matos.

Bebês com comorbidades

Também podem se vacinar os bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades, já convocados anteriormente mas que ainda não receberam o imunizante.

Além do cartão de vacina e cartão SUS da criança, é necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê, documento pessoal com foto e CPF do familiar ou responsável. No caso de crianças com comorbidades, é necessário apresentar ainda atestado/laudo médico, prescrição médica, que comprove a comorbidade/doença.

Esquema vacinal

O esquema vacinal básico para esse público será de três doses com intervalos de quatro semanas da Dose-1 para Dose-2 e oito semanas da Dose-2 para a Dose-3. A vacina utilizada é a Pfizer Baby, a única liberada até o momento pela Anvisa para essa faixa etária.

Outras vacinas

Além do imunizante contra a Covid-19, as unidades também disponibilizam a vacina contra gripe (vírus influenza), para pessoas de 6 meses de vida ou mais, que pode ser aplicada no mesmo dia da vacina contra Covid-19. Não há mais necessidade de intervalo de 15 dias entre os imunizantes.

Também é possível receber outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização, caso a criança esteja em atraso ou dentro da data.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x