Após visita à Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Roraima, o presidente do Brasil, Lula da Silva (PT) prometeu voltar ao estado em março deste ano para assembleia na Raposa Serra do Sol. Ele fez o anúncio durante coletiva de imprensa neste sábado (21).
“Eu virei na assembleia que vai ter na Raposa Serra do Sol e prometo a vocês que nós vamos resolver esse problema daqui. Essas pessoas vão ser tratadas decentemente”, disse no discurso.
O chefe do Executivo esteve em Roraima para verificar as estruturas de atendimento à saúde indígena. Dessa forma, como medida emergencial, Lula anunciou a chegada da Força Nacional do SUS a partir de segunda-feira (23) no estado. Além disso, ele ainda falou sobre um “plantão de saúde nas aldeias”. Bem como transporte para a população indígena ter acesso mais rápido a Boa Vista e à região da TI Yanomami.
“O trabalho de transporte é precário, é muito precário. É preciso que a gente dê um jeito de aumentar a pista para pousar um avião um pouco maior no Surucucu para que a gente possa transportar mais gente para que possa levar para os atendimentos”, destacou.
Outras medidas são o envio imediato de quatro mil cestas básicas e suplementos alimentares para crianças de várias idades. Assim como, agir com firmeza no combate aos garimpos ilegais.
Além da esposa Janja, ele está acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da Defesa, José Múcio; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Saúde, Nísia Trindade; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; da Secretaria-Geral, Márcio Macedo; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; bem como do Gabinete de Segurança Institucional, General Gonçalves Dias.
Fonte: Da Redação