O prefeito Arthur Henrique (MDB) destacou as conquistas e os desafios para a educação de Boa Vista Durante a abertura da 10ª Semana Pedagógica. O evento começou nesta segunda-feira, 23, e vai até o dia 27, no Teatro Municipal.
Conforme Arthur, em sua gestão objetivo é garantir que a educação municipal esteja sempre entre as melhores do Brasil.
A Pandemia
Arthur ressaltou que assumiu a Prefeitura no meio da pandemia de Covid-19, quando as aulas na rede municipal estavam suspensas.
Assim, ele teve então, a missão de retomar as atividades escolares, assim que o quadro epidemiológico no município esteve favorável, o que foi um grande desafio.
Contudo, para isso, ele montou uma estrutura, e seguiu rigorosos protocolos sanitários, para receber os alunos e dar continuidade ao processo educacional.
“Nós enfrentamos uma Pandemia, mas, ainda assim, conseguimos retomar as aulas na rede municipal de forma remota e presencial. Tivemos êxito e desde então, temos nos empenhado em oferecer às nossas crianças uma educação de qualidade. Quando receberemos 48 mil crianças matriculadas em nossas 126 unidades de ensino. Então, nossa missão é garantir que todas, seja da zona urbana, rural ou indígena, tenham a mesma dignidade”.
‘Escola que ensina e Transforma’
Com o tema “Escola que Ensina e Transforma”, a 10ª Semana Pedagógica reúne cerca de 6 mil profissionais da educação. Professores, gestores, cuidadores, assistentes, entre outros.
O tema propõe uma reflexão e discussões sobre o poder de práticas pedagógicas inovadoras, dentre outras iniciativas, em transformar o ensino escolar.
Além disso, o evento será um momento de integração entres as equipes pedagógicas e um espaço para formação dos profissionais da educação. Para o prefeito a proposta é fortalecer os conhecimentos para construir uma educação ainda melhor para todos.
Semana pedagógica
“A Semana Pedagógica é o ‘pontapé’ inicial das nossas atividades da educação, para juntos discutirmos as diretrizes para o que iremos trabalhar ao longo deste ano. Para isso, trouxemos palestrantes de renome nacional para falar aos nossos profissionais de educação, não apenas professores, todos que atendem nossas crianças direta ou indiretamente“, explicou Arthur.
Retorno das Aulas
Por fim, o ano letivo 2023 começa nas escolas do município no próximo dia 30 de janeiro. Além disso, são esperadas 48 mil alunos para o ensino creche e pré-escola (Educação Infantil), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Só na modalidade creche são em torno de 4.900 crianças a serem atendidas. Entre 2021 e 2023, houve aumento de 95% na oferta de vagas para as creches.
Fonte: Da Redação