Se exercitar melhora a aptidão física de forma considerável. Praticar exercícios físicos regularmente pode melhorar significativamente a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade, ainda, levam a um impacto positivo no combate a depressão, no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, dentre outros. Outros benefícios observados estão o alívio do estresse, melhoria da memória e o estado de humor. Além disso, ajudam a manter o sono em dia, melhorando a autoestima, a imagem corporal e a função social de pacientes em risco de saúde mental.
Vale ressaltar que os ganhos do ponto de vista emocional são significativos. Estudos têm comprovado que pessoas que praticam atividades físicas regularmente, sofrem menos com estresse e possuem mais disposição para fazer as tarefas do cotidiano, e isso pode ajudar a elevar a autoestima, mantendo o otimismo em alta.
Praticar exercícios físicos regularmente fazem com que nosso organismo libere uma substância importante para o cérebro, chamada endorfina, que é a responsável pelo sentimento de alegria e euforia. E, como consequência, promove a redução do índice de estresse e melhoria na sensação de bem-estar.
O bem-estar é essencial para manter a saúde mental, evita desconfortos em geral, bem como sentimentos negativos que podem ser prejudiciais não somente para o psicológico, mas também interferindo no organismo, e mesmo nas atividades cotidianas.
Podemos concluir que os exercícios físicos são uma forma de lazer, mas que também atuam como restauradores da saúde, afastando os efeitos nocivos que o trabalho estressante produz através da rotina. Nahas (2006) pontua que “o estresse é a maneira como o organismo responde a qualquer estímulo que altere seu estado de equilíbrio, sendo este estímulo bom ou ruim, real ou imaginário”.
Importante a pessoa ter em mente que a prática de atividades físicas melhora a autoestima, proporcionam sensações de bem-estar, ajudando a reduzir as chances de as pessoas desenvolverem problemas psicológicos, como por exemplo a depressão, dentre outros. Como já falamos anteriormente, tudo isso ocorre devido a liberação da endorfina, hormônio produzido pelo nosso corpo e liberado durante e após os exercícios físicos.
“Comece por onde você está, com as coisas que você tem” (Hismayla Pinheiro).
Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131