A Psicologia destaca que ter Inteligência Emocional (IE) é quando a pessoa se torna capaz de identificar seus sentimentos e suas emoções, sabendo controla-los. A IE auxilia em muitos momentos da vida, onde destacamos o sucesso na vida acadêmico/profissional, relacionamentos interpessoais, familiares, dentre outros. Saber controlar as emoções em momentos de dificuldades, bem como, relacionar-se com outras pessoas de forma cordial e respeitosa, requer que as emoções estejam sob controle. Existem técnicas que ajudam a pessoa a desenvolver a IE, onde com a ajuda de profissional da Psicologia, essas habilidades poderão ser melhor despertadas.
Nesse texto traremos dicas importantes de como desenvolver a IE, cujo objetivo é alcançar o equilíbrio entre a razão e a emoção, o que trará consequências positivas nas relações interpessoais, na vida a dois, no círculo de familiares e amigos. A IE ajuda positivamente na saúde física e mental, prevenindo os transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão, distúrbios psicossomáticos, etc. Estudos comprovam que algumas doenças como as cardiopatias, câncer, diabetes, dentre outras, estão relacionadas intimamente com sentimentos não trabalhados correta pelas pessoas.
Pessoas que conseguem controlar suas emoções, possuem a capacidade de reconhecer seus limites, bem como erros que cometem, permitindo corrigi-los evitando maiores danos a si e aos outros. Outro fato a destacar é que a pessoa que sabe controlar suas emoções, tem maior flexibilidade em aceitar os erros dos outros.
Vamos a algumas dicas importantes para desenvolver a IE. Comece por analisar seu comportamento, ou seja, verifique como você se comporta diante das situações difíceis ou não, que surgem em seu caminho. Atente-se para como se comporta a sua mente e o seu corpo, também, quais sensações e pensamentos foram suscitados, verificando se sua reação foi de manutenção do equilíbrio emocional para resolve-los;
Aprenda a dominar suas emoções, buscando agir de forma emocionalmente equilibrada, o que evitará cometer erros com atos precipitados; Saiba controlar as emoções negativas, pois estas levam fatalmente a instabilidade emocional, trazendo consequências desastrosas nas relações interpessoais; Desenvolva a autoconfiança, isso trará equilíbrio emocional para alcançar metas, bem como, saber lidar com seus pontos fortes e os fracos, despertando a mente para modifica-los e/ou melhora-los, com isso, a pessoa também saberá lidar com as pressões do cotidiano; Se patrulhe para que a emoção não domine a razão, isso não significa que não se deva demostrar os sentimentos.
Expor os sentimentos e sua opinião é fundamental para que a IE seja aperfeiçoada; Pratique a empatia (solidariedade), se colocar no lugar do outro é fundamental no desenvolvimento da IE e levará a ser bem mais tolerante e compreensiva; Ponha em prática a resiliência. Ser resiliente é ter a capacidade de absorver com inteligência os impactos de coisas boas ou não, que nos afetam diariamente, mantendo-se equilibrado emocionalmente, aprendendo com os próprios erros e lidando de maneira inteligente com os fatos, ou seja, é saber controlar os sentimentos quando a situação se mostra fora de controle; Antes de reagir diante de um fato, analise cada detalhe para quando agir o faça de forma inteligente e sensata. Reagir diante de uma situação sem IE, certamente acarretará em consequências desastrosas; Aprenda a reconhecer seus limites e isso só será possível com o autoconhecimento.
Se auto conhecer ajuda a pessoa a descobrir seus próprios defeitos, qualidades, capacidades, etc. Lembre-se que reconhecer seus limites significa respeitar a si mesmo, protegendo dessa forma sua saúde emocional, afinal ninguém é perfeito.
Muitos são os benefícios do crescimento pessoal por meio da IE. O objetivo de desenvolver a IE é potencializar as emoções, redirecionando-as de forma que se possa alcançar resultados positivos nas diversas áreas da vida, trazendo melhoras significativas na qualidade de vida.
Por fim, estimular a IE ajudará a mente a ter mais clareza diante das decisões que deverão ser tomadas. O ato de se autoconhecer é transformador e traz entendimento dos tipos de ferramentas que se tem para alcançar objetivos. No entanto, a pessoa deve ter o entendimento de que para desenvolver a IE, é um processo gradativo, o qual requer dedicação e em muitos casos, acompanhamento de um profissional da Psicologia.
Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131