Os indígenas Yanomami receberam doações de redes com mosqueteiros em Roraima. Quem realizou a doação foi a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).
Conforme a Adra, a entrega ocorreu no último dia 3 para a Funai e associação Yanomami Hutukura. Assim, parte dos itens serão destinados à Casa de Saúde Indígena (Casai), um hospital que atende o povo Yanomami. A agência adventista também disponibilizou duas nutricionistas para atuar na Casa de Saúde Indígena (Casai).
‘Na hora certa’
Do mesmo modo, a representante da FUNAI, Germando da Silva, participou do momento da entrega das doações. Ele, que também coordena a Frente de Proteção Yanomami, explicou que a entidade atua como mediador do povo indígena. Além disso, para Silva, a parceria com a Adra é um passo muito importante.
“O auxílio veio na hora certa. Tanto os indígenas, que vêm para a cidade e são acolhidos na CASAI, precisam desse apoio e dessas redes e mosquiteiros, quanto o território, que é justamente onde está o maior índice de malária”, afirma o líder.
Crise humanitária
Além disso, o coordenador disse que os Yanomamis estão sofrendo uma crise humanitária. A razão é a devastação por conta do garimpo. Além da questão da mudança climática, que agravou a situação, entre outras razões.
“A principio, as primeiras pessoas que vão receber as doações são os pacientes da Casai. Teremos todo o apoio logístico da FAB, que fará a entrega juntamente com cestas básicas dentro do território.”
Assim, o representante da associação Yanomami Hutukura, Ênio Yanomami, explicou que ajuda da Agência Adventista é importante, ela então vai amenizar a atual crise que os indígenas enfrentam.
“O povo Yanomami precisa de ajuda, principalmente de redes e mosquiteiros, pois ajuda a evitar a proliferação da malária. Em nome da população indígena agradeço à ADRA. Essa doação para a CASAI também é importante, os pacientes necessitam”, agradeceu Ênio.
Fonte: Da Redação