Nísia Trindade visita Boa Vista nesta quarta-feira

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ACERTOU em visitar Boa Vista nesta quarta-feira (1º) para acompanhar postos de assistência à saúde indígena localizados na capital de Roraima. E ela acertaria mais ainda se também se prontificasse a ouvir o apelo das pacientes da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, que hoje passa por uma situação difícil: […]

Nísia Trindade visita Boa Vista nesta quarta-feira
A ministra da Saúde, Nísia Trindade – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ACERTOU em visitar Boa Vista nesta quarta-feira (1º) para acompanhar postos de assistência à saúde indígena localizados na capital de Roraima. E ela acertaria mais ainda se também se prontificasse a ouvir o apelo das pacientes da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, que hoje passa por uma situação difícil: mortes infantis e maternas, falta de médicos, remédios e leitos, filas em corredores, mães em desespero.

Um levantamento apontou recentemente que o número de óbitos de bebês na unidade no início de 2023 já ultrapassou todo o de 2022, tendo sido 28 mortes nos primeiros 37 dias do ano. Enquanto nos 12 meses anteriores, foram 20 óbitos. Além disso, a reforma do prédio da unidade começou em abril de 2020 e até agora não foi entregue. Enquanto isso, o Governo investe R$ 24 milhões em uma estrutura de tendas e lonas. A soma disso tudo causa aflição nas mães, que chegam a ter medo de ir para o local.

Só entre julho de 2022 e fevereiro deste ano, foram mais de 10 denúncias que chegaram ao Roraima em Tempo envolvendo um ou mais desses problemas na maior maternidade do estado.

O caso que mais chamou a atenção da população no último mês foi o da Gabriela Almeida, de 28 anos. Ela mora em Pacaraima e estava com 41 semanas e seis dias de gestação quando virou notícia ao ‘viralizar’ em um vídeo nas redes sociais. A mulher entrou em desespero na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth no dia 2 de fevereiro. No chão da unidade, ela implorava para que os médicos realizassem a cesárea.

 

 

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x