Cidades

2º Mutirão da DPE-RR promete encurtar filas em processos por ações de família

Para diminuir a espera por ações de família, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) fará, de 23 a 27 de junho, a segunda edição do Mutirão de Família. A iniciativa foca as pessoas que aguardam atendimento inicial há mais de 30 dias. A ação acontece no auditório da sede Cível, localizado na Avenida Sebastião Diniz, 1165 no centro, das 14h às 18h.

A expectativa é atender cerca de 300 pessoas ao longo dos cinco dias. Casos como pensão alimentícia, guarda judicial, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, investigação ou negatória de paternidade, interdição, adoção, tutela e curatela estão entre as demandas contempladas.

“A área de família concentra uma das maiores demandas da Defensoria e, mesmo com o empenho das defensoras, defensores e servidores, muitas vezes os agendamentos ultrapassam um mês. O mutirão vem justamente para agilizar esse atendimento, garantindo uma escuta qualificada e humanizada”, explicou a defensora pública Christianne Leite, chefe da Capital e titular da Câmara de Conciliação.

Além disso, defensoras e defensores do Núcleo de Família, com apoio das equipes técnicas e administrativas da instituição estarão à frente dos atendimentos no mutirão. Os atendimentos serão presenciais, com exceção de casos excepcionais que justifiquem o formato remoto.

A segunda edição do Mutirão

Na primeira edição, realizada em março, cerca de 200 pessoas foram atendidas. A defensora lembra que, mesmo quem faltou à convocação foi reagendado. “No primeiro mutirão, tivemos algumas ausências, mas essas pessoas foram posteriormente atendidas normalmente pela Defensoria”, afirmou.

Dessa forma, a defensora reforça a importância de que as pessoas compareçam no dia e horário marcados. “A equipe da Defensoria está entrando em contato para confirmar o agendamento com cada pessoa da lista de espera. Mas é importante lembrar: quando alguém falta sem avisar, a vaga fica ociosa e isso atrapalha todo o planejamento do mutirão”, orienta.

Ela destaca que, se por algum motivo a pessoa não puder ir, é fundamental avisar com antecedência. “Assim, conseguimos reorganizar a agenda ou chamar outra pessoa que também está esperando. Cada atendimento faz diferença”, completou.

A próxima edição do Mutirão da Família está prevista para ocorrer em meados de setembro. Outras informações pelo WhatsApp: (95) 2121-0264.

Gabriel Mello

Recent Posts

Credenciamento para Instrutores e Consultores do Senar Roraima encerra amanhã, 2 de fevereiro

Processo não estabelece número máximo de vagas e contratação ocorrerá em todo estado

41 minutos ago

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

17 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

18 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

19 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

20 horas ago