Cidades

2º Mutirão da DPE-RR promete encurtar filas em processos por ações de família

Para diminuir a espera por ações de família, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) fará, de 23 a 27 de junho, a segunda edição do Mutirão de Família. A iniciativa foca as pessoas que aguardam atendimento inicial há mais de 30 dias. A ação acontece no auditório da sede Cível, localizado na Avenida Sebastião Diniz, 1165 no centro, das 14h às 18h.

A expectativa é atender cerca de 300 pessoas ao longo dos cinco dias. Casos como pensão alimentícia, guarda judicial, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, investigação ou negatória de paternidade, interdição, adoção, tutela e curatela estão entre as demandas contempladas.

“A área de família concentra uma das maiores demandas da Defensoria e, mesmo com o empenho das defensoras, defensores e servidores, muitas vezes os agendamentos ultrapassam um mês. O mutirão vem justamente para agilizar esse atendimento, garantindo uma escuta qualificada e humanizada”, explicou a defensora pública Christianne Leite, chefe da Capital e titular da Câmara de Conciliação.

Além disso, defensoras e defensores do Núcleo de Família, com apoio das equipes técnicas e administrativas da instituição estarão à frente dos atendimentos no mutirão. Os atendimentos serão presenciais, com exceção de casos excepcionais que justifiquem o formato remoto.

A segunda edição do Mutirão

Na primeira edição, realizada em março, cerca de 200 pessoas foram atendidas. A defensora lembra que, mesmo quem faltou à convocação foi reagendado. “No primeiro mutirão, tivemos algumas ausências, mas essas pessoas foram posteriormente atendidas normalmente pela Defensoria”, afirmou.

Dessa forma, a defensora reforça a importância de que as pessoas compareçam no dia e horário marcados. “A equipe da Defensoria está entrando em contato para confirmar o agendamento com cada pessoa da lista de espera. Mas é importante lembrar: quando alguém falta sem avisar, a vaga fica ociosa e isso atrapalha todo o planejamento do mutirão”, orienta.

Ela destaca que, se por algum motivo a pessoa não puder ir, é fundamental avisar com antecedência. “Assim, conseguimos reorganizar a agenda ou chamar outra pessoa que também está esperando. Cada atendimento faz diferença”, completou.

A próxima edição do Mutirão da Família está prevista para ocorrer em meados de setembro. Outras informações pelo WhatsApp: (95) 2121-0264.

Gabriel Mello

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

7 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

11 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

12 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

12 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

13 horas ago