Cidades

A história da organização da Segurança Pública em Roraima

O policial e bombeiro militar fazem parte de duas forças que cuidam da proteção à população e foi a partir de 1969, que as polícias estaduais passaram a usar o termo militar. Apesar disso, a organização da segurança pública em Roraima só veio oito anos depois. 

Isso porque, só em 1977, a Polícia Militar de Roraima foi de fato instalada. Mas, a ideia de uma polícia militar chegou bem antes ao país. Foi em 1808, quando a família real de Portugal trouxe a sua Guarda Real de Polícia. 

Assim, ao longo dos anos, a organização da segurança pública no país teve várias mudanças. Uma delas, por exemplo, foi na ditadura militar. No período, a PM ganhou uma hierarquia única e foi subordinada ao Exército Brasileiro. E isso está no artigo 144 da Constituição Federal. 

A organização da Segurança Pública em Roraima

Conforme o Anuário da Segurança, até 2020, o país tinha mais de 406 mil policiais militares. Já no Estado, eram 1.552 policiais.

Mas, as primeiras melhorias na PMRR foram em 1989, quando Romero Jucá era o governador do Estado. Na época, ele comprou veículos, equipamentos e dobrou o quadro da PMRR. Em seguida, ele fez os concursos públicos para a Polícia Civil. Mas, a outra gestão não seguiu com o processo.

“Eu dobrei o quadro da PMRR. Mas, hoje, o número de policiais é quase o mesmo daquele tempo. Ou seja, o Estado cresceu, mas a PMRR não”.

Portanto, na sua gestão, a PMRR passou de 750 para 1.500 policiais. Com isso, o quadro atendeu a capital e os municípios que haviam na época.

“Eu ajudei a organizar a segurança pública de Roraima. E isso foi muito importante para trazer mais tranquilidade para as pessoas. Além do Estado crescer com as condições de lutar contra o crime”. 

Mais conquistas

Da mesma forma, ele ajudou a melhorar o salário dos policiais e bombeiros militares, bem como dos policiais civis do Ex-Território. 

Assim, com o seu trabalho no Senado Federal, as categorias tiveram novos ganhos.  “A gente trabalhou muito até a União garantir o direito dos nossos policiais. Então, com ações como o enquadramento, o salário deles ficou melhor”. 

Desta forma, hoje os policiais civis do Ex- Territórios ganham o mesmo que os policiais federais. E, no caso da PM e dos bombeiros militares, o salário é igual aos dos policiais do Distrito Federal. 

Para o presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Ex- Território, o Tenente Coronel Oquimar Frazão, isso trouxe mais qualidade de vida para quem faz a segurança pública no Estado. 

“Em 2016, a gente não tinha um salário bom. E graças ao apoio do senador Romero Jucá, nós mudamos isso. Então, essa é uma conquista que melhora o atendimento à nossa população”.

Veja os números da Segurança Pública de Roraima:

Conforme dados do anuário da Segurança Pública, até 2020, o Estado tinha:

1.552 policiais militares

519 bombeiros militares

523 policiais civis

55 peritos técnicos

264 policiais penais

Clique aqui para saber mais sobre essa história.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

10 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

13 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

14 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

14 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

15 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

17 horas ago