Cecília Lorezon e Antonio Denarium - Foto: Redes Sociais
Uma ação popular, protocolada no último dia 3 de junho, na Vara da Fazenda Pública de Vista, pede o afastamento de Cecília Lorezon, do cargo de secretária de Governo Digital ( (Seegd). Além disso, o documento pede que o governador Antonio Denarium (Progressistas) impeça novas nomeações de Cecília em cargos públicos.
A denúncia aponta ilegalidades e má gestão por parte de Lorenzon durante sua passagem na Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau). E, do mesmo modo, na Companhia Energética de Roraima (Cerr).
A petição explica ainda que a exoneração de Lorenzon da Sesau ocorreu após o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos) acusá-la de cobrar propina de empresários. Acontece que, apesar das denúncias, Denarium a nomeou novamente em um cargo público estadual de confiança.
“Cecília Lorenzon, a bem pouco tempo, chefiava a Secretaria Estadual de Saúde e foi exonerada do cargo abruptamente, totalmente contrário a sua vontade. Eis que esteve à frente da pasta por três anos, e foi desligada da função depois de ser acusada de cobrar propina de empresários. Todavia, o governador lhe acomodou dando as costas para a legalidade e moralidade pública, a nomeando para a Secretaria de Governo Digital” diz trecho do documento.
Da mesma forma, a ação também questiona a suspeita de pagamentos irregulares durante sua gestão na Cerr. O documento diz que eles ocorreram sem nenhum respaldo legal e à revelia do Conselho Administrativo.
A ação popular solicita o bloqueio de bens, tanto de Cecília como do governador Antonio Denarium, para garantir possível ressarcimento aos cofres públicos do pagamento indevido na Cerr. Por fim, pede a intimação do Ministério Público de Roraima (MPRR) para que acompanhe o caso.
A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima para posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno.
Fonte: Da Redação
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…
Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…
Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…
Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal
Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021
Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…