Destaques da notícia
- Entre julho e setembro, 125 mil pessoas trafegaram pelo terminal aeroportuário;
- Os números são 38% superiores se comparados ao período pré-pandemia.
- Foram 953 pousos e decolagens realizados no terceiro trimestre.
No terceiro trimestre deste ano, 125 mil passageiros circularam pelo Aeroporto de Boa Vista, administrado pela Concessionária de Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airport. O que representa, assim, um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados compõem o relatório global de tráfego da empresa do período entre julho e setembro.
No acumulado dos seis primeiros meses deste ano, o incremento foi de 5,2 % se comparado ao mesmo período do ano passado. Desse modo, o registro foi de mais de 322 mil pessoas embarcando ou desembarcando no terminal aeroportuário. Se comparado ao mesmo período em 2019, ano que antecedeu o início da pandemia do Coronavírus, de acordo com relatório, os números deste trimestre foram 38% superiores.
Ao todo, 953 operações entre pousos e decolagens ocorreram entre julho e setembro. Superando então em 29% o registrado no mesmo período do ano passado, e em 52% o terceiro trimestre de 2019. Desde o começo do ano até agora foram mais de 2.410 mil operações de pousos e decolagens.
Desempenho ao redor do mundo
Também segundo o balanço de tráfego mais atual, mais de 90 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos da rede VINCI Airports no último trimestre. O número representa um aumento de 6,4% em relação ao ano passado.
A concessionária atribui o desempenho no período ao turismo de lazer, com destaque pela busca de turistas europeus por destinos de verão em torno do mediterrâneo. Além disso, o terceiro trimestre também foi marcado pela recuperação do tráfego no Japão.
O fenômeno, considerado acelerado pela VINCI Airports, foi nomeadamente pelo anúncio de reabertura de rotas paras as principais cidades chinesas. A notícia alavancou a oferta de assentos para companhias de origem chinesa e japonesa.
Em outros locais, o tráfego manteve-se dinâmico, como no caso do aeroporto de Santiago, capital do Chile. O aeródromo, de acordo com o balanço, se beneficiou da recuperação de seu tráfego regional para Brasil e Argentina, por exemplo.
O fenômeno foi apoiado pelo aumento da oferta proposta por companhias aéreas, principalmente LATAM e Avianca. Por fim, as rotas com a Espanha seguiram populares no período, enquanto o crescimento do tráfego também se mantém forte em Cabo Verde – destino que continua sendo atrativo para passageiros europeus.
Sobre o aeroporto de Boa Vista
O Aeroporto de Boa Vista, integrante da rede VINCI Airports, localizado na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, atende áreas do extremo norte do país.
Sobre a VINCI Airports
Principal operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports opera mais de 65 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura e gerenciamento de suas operações e transição ambiental.
A VINCI Airports é a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional global em 2016 para alcançar emissões líquidas zero em sua rede até 2050.
Fonte: Da Redação