Cidades

Agência de saúde inicia contratação de profissionais para atuarem na Terra Yanomami

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) iniciou a contratação dos profissionais que vão atuar na Terra Yanomami, em Roraima. A assinatura do contrato ocorreu nesta segunda-feira (2).

Dessa forma, o objetivo, é fortalecer o trabalho de assistência com os povos originários no território indígena. Assim, ao longo da semana, vai ocorrer o chamamento de 150 profissionais e até o fim deste mês, mais 200.

A seleção

A seleção dos trabalhadores ocorreu por meio de edital. Houve 4,3 mil inscritos no processo seletivo para atuação emergencial na TY, Boa Vista e em outras localidades. Com resultados, há profissionais da área médica como: ginecologia, obstetra, pediatra, infectologista, (urgência e emergência, família e comunidade).

Do mesmo modo, há também, sanitarista, socorristas, supervisor de saúde ambiente auxiliar de logística, assiste administrativo, cozinheiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, entre outros. Haverá a manutenção do cadastro reserva.

Plano emergencial na Terra Yanomami

Assim, a ação é parte do plano emergencial no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsey). A AgSUS foi contratada pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde para executar um Plano de Ação Emergencial no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), de forma complementar e integrada às ações do DSEI e da Sesai.

As ações planejadas incluem: recrutamento da força de trabalho, atendimento de médicos e médicas especialistas em territórios estratégicos, apoio diagnóstico como exames laboratoriais e ultrassonografia em territórios estratégicos, contratação de profissionais complementares aos cuidados primários, preparação de salas de suporte e observação clínica para cuidado aos pacientes mais graves e solução para logística com modelagem operacional de suprimentos, que garanta abastecimento e distribuição de fármacos e insumos estratégicos.

Criada por lei, a AgSUS é um serviço social autônomo, regida pelo direito privado, não tem fins lucrativos, exercendo atividades de interesse público. Tem a finalidade de apoiar a execução de políticas formuladas pelo Ministério da Saúde (MS), especialmente em regiões vulneráveis com vazios assistenciais em todos os níveis de atenção na Saúde Indígena e na Atenção Primária.

Seus programas e projetos são desenvolvidos por meio de contratos de gestão em âmbito regional ou nacional. A contratação de profissionais qualificados contribuirá para a eficiência das ações, especialmente no apoio às comunidades indígenas e à gestão do SUS.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

10 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

27 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

1 hora ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

14 horas ago