‘Agosto Dourado’: mães que amamentam podem doar leite materno para bebês prematuros internados na maternidade de RR

Para ser doadora, bastar ser saudável. Banco de leite também presta assistência para mães que têm dificuldade em amamentação

‘Agosto Dourado’: mães que amamentam podem doar leite materno para bebês prematuros internados na maternidade de RR
Foto: TV Imperial

O leite materno é o primeiro e principal alimento que contribuiu para o desenvolvimento físico e emocional dos bebês.

Por isso, o mês de agosto é voltado para a conscientização sobre a importância da amamentação. A Campanha global é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas.

Em Roraima, existe uma Rede de Banco de Leite Humano. Ela funciona na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. À reportagem da TV Imperial, a coordenadora do banco, Silvia Furlim explicou como funciona o local.

O banco de leite funciona tanto para prestar assistência para mães que têm dificuldade em amamentação quanto para aquelas que têm excesso de leite. Elas podem se tornar doadoras e contribuir com o banco de leite. Existe uma parceria com o projeto ‘Amigos do Peito’ que leva os frascos até essas mães, pega esse leite e traz em segurança para que ele seja pasteurizado e por fim, distribuído para a UTI neonatal”, explicou.

Importância do leite materno

Do mesmo modo, Silvia Furlim ressaltou a importância do leite materno. “O leite materno é o padrão ouro de qualidade. Ele é o melhor alimento. É completo e não precisa de complementos. O bebê que se alimenta exclusivamente do leite por seis meses é um bebê mais saudável. Só existem benefícios tanto para a criança quanto para as mães, já que previne até o câncer de mama”, disse.

Ana Paula se tornou mãe em maio. A criança nasceu prematura, permanece internada na UTI e se alimenta do leite materno que vem do banco de leite.

“Minha filha nasceu com 27 semanas e teve que ir para UTI, foi um processo difícil pois toda mãe espera sair com a criança nos braços. No começo, ainda tentei vir para tirar o leite, no entanto, não produzi tanto para alimenta-la. O banco é muito importante porque em nenhum momento a minha ficou está sem receber o alimento. Ela toma o leite nos horários certos e hoje, ela está se desenvolvendo. Estou com essa dificuldade de produzir leite, me alimento para ver se consigo e outras já produzem mais. Existem muitas crianças que precisam do banco, incluindo a minha filha”, explicou.

Como doar

Assim, para as mães que desejam se tornar doadoras de leite materno, basta apenas estar saudável e entrar em contato com o banco de leite por meio do (95) 8414-0772.

“As mães podem entrar em contato o banco de leite. Vamos enviar um link para que essa mãe preencha. Neste link, também vamos solicitar exames que ela até já fez no pré-natal. Se os exames estiverem ok, ela vai entrar no quadro de doaras. Ou seja, ela precisa apenas estar saudável.”

O que é o Banco de Leite humano

A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno do Governo Federal. Há ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou então, de baixo peso. Além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.

 Assim, o Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, sendo referência internacional por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta qualidade e tecnologia.

Para doação a um banco de leite humano, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado.

O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais.

Fonte: TV Imperial

0
Would love your thoughts, please comment.x