A Blitz educativa promovida pela Prefeitura de Boa Vista, marcou a criação da Lei Maria da Penha. O mecanismos para enfrentar e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher completou 17 anos na última segunda-feira (7). A ação integra a campanha Agosto Lilás na capital e é uma forma de de sensibilizar ainda mais a população sobre o tema.
A Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) coordenou a ação em parceria com as demais secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). Os servidores sensibilizaram motoristas e pedestres sobre a necessidade de adotar medidas para coibir atos de violência contra a mulher.
Importância da Blitz
Para a Gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Centro de Boa Vista, Ana Gabriela Bento, a informação é uma ferramenta importante nessa luta. “Queremos que todos reflitam sobre a importância desse mês e o quanto precisamos estar atentos aos sinais de violência. No ‘Agosto Lilás’, estamos reforçando que as mulheres estão amparadas e são acolhidas pela Lei Maria da Penha”, disse.
O servidor público Wendel Santos, passou pela blitz e aprovou a iniciativa. “Sabemos que a lei existe e que protege as mulheres, mas às vezes não sabemos os detalhes. Precisamos nos informar para ajudar quando for necessário”, contou.
Sobre o Agosto Lilás
Além disso, o Mirante Edileusa Lóz recebeu na noite dessa terça-feira, (1ª) iluminação da cor lilás, em alusão à campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
“Este mês é especial. Por isso, a Prefeitura de Boa Vista fortalece as ações de conscientização na cidade. A violência contra a mulher é uma triste realidade e precisa acabar. Isso é responsabilidade de todos”, explicou o prefeito Arthur Henrique (MDB).
Leia mais aqui:
Por fim, em 2023, a campanha Agosto Lilás entrou no calendário do município. A programação segue até o dia 31, com diversas ações informativas e educativas. Clique aqui para saber mais.
Fonte: Da Redação