Programação do Agosto Lilás em Boa Vista -Foto: Divulgação/PMBV
A Prefeitura de Boa Vista deu início, nesta quarta-feira, 6, à Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o Agosto Lilás. A abertura ficou marcada pelo acendimento das luzes do Mirante Edileusa Lóz, no Parque do Rio Branco, iluminado na cor lilás, símbolo da luta pelos direitos e pela segurança das mulheres.
As secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e Segurança e Ordem Pública promoveram a mobilização. De acordo com a Prefeitura, o objetivo e de conscientizar a população e fortalecer a rede de apoio às vítimas. Este ano, a campanha destaca que a violência pode ser evitada e que a Lei Maria da Penha salva vidas.
“Agosto é um mês simbólico, mas a luta acontece o ano inteiro. É quando pintamos a cidade de lilás, chamando atenção para a importância de combater esse crime de forma coletiva, com o poder público, sociedade civil, homens, mulheres, crianças e famílias. A rede de proteção está ativa e pronta para acolher e proteger”, afirmou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Nathália Cortez.
A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, classifica cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial, assim como moral. Cada tipo possui características específicas e pode causar danos distintos à vítima.
Conforme, o prefeito Arthur Henrique (MDB), o objetivo é informar não apenas quem comete a violência. Mas também quem sofre com ela, já que muitas vezes a vítima não reconhece que está sendo agredida.
“Fortalecemos neste mês as campanhas educativas e de prevenção, sempre em parceria com diversos órgãos. Atuamos em conjunto com o Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e o Tribunal de Justiça, que lidera as ações jurídicas. Esse trabalho integrado é essencial para ampliar a proteção às mulheres e garantir que a informação chegue a quem mais precisa”, destacou o prefeito.
Proporcionalmente, Roraima é o estado com os maiores índices de estupro à população no Brasil. No Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, com base em dados de 2023, Roraima registrou a taxa mais elevada de estupros (incluindo estupro de vulnerável): 112,5 casos por 100 mil habitantes. Isso evidencia a urgência de ações concretas de enfrentamento à violência de gênero.
Nesse sentido, vale destacar a atuação da Patrulha Maria da Penha (PMP), que há dez anos acompanha mulheres em situação de vulnerabilidade. Até hoje, mais de 12 mil vítimas na área urbana, zona rural e comunidades indígenas já foram assistidas pela equipe da PMP, que fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas.
“Para que a Patrulha Maria da Penha possa atuar na proteção, é fundamental que a mulher denuncie. Se você está sofrendo violência, ou conhece alguém nessa situação, não se cale. Denuncie! Ligue para a Central da Guarda Civil Municipal pelo número (95) 98414-4413 ou para o Disque 180, Central de Atendimento à Mulher. Também é possível buscar apoio na Casa da Mulher Brasileira”, destacou a coordenadora da Patrulha, Jessyka Pereira.
Quando a equipe da patrulha identifica casos mais delicados, o encaminhamento é feito para a Sala Lilás, um espaço de acolhimento especializado na sede da PMP, no bairro Caranã. Dessa forma, as vítimas recebem apoio humanizado. Tudo isso com o cuidado de profissionais capacitados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que respeitam não só a dor, mas a dignidade de cada mulher.
A programação geral da campanha conta com palestras, bem como a 3ª edição da Corrida Patrulha Maria da Penha, blitz educativa, dentre outras atividades em todo município.
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília