A falta de água é, com certeza, um dos problemas que mais afeta a rotina das pessoas. Porque a água serve de base para tudo: cozinhar e limpar, bem como tomar banho para ir trabalhar ou estudar. E durante muitos anos, o desafio em Roraima era levar a água para todos. E quem fez a água chegar para todas as casas de Boa Vista e vilas do interior do Estado foi o então governador Romero Jucá.
Desde que chegou em Roraima, ele viu a necessidade de organizar esse serviço que não atendia a todos os moradores. Então, para resolver o problema, ele criou o programa Água Para Todos. E fez, no seu governo, um dos maiores investimentos no setor. Assim, a água tratada e encanada chegou a mais de 50 mil pessoas na capital e 20 mil no interior.
“Eu vi que era importante enfrentar esse problema. Porém, eu só tinha um ano e meio de governo. Então, eu trabalhei muito de dia e até de noite para fazer a água chegar para todos os moradores do nosso Estado”.
E a história do Programa é o tema do novo vídeo da série Legados que o presidente do MDB RR, Romero Jucá, divulga essa semana em suas redes sociais.
Para chegar ao objetivo de levar a água para todos, o governador Romero Jucá fez um grande investimento na Caer.
A Companhia ficou responsável por construir os reservatórios, a rede de distribuição e os sistema de caixas d’água. Estas, por exemplo, funcionam até hoje servindo a população de Boa Vista.
“Aquelas caixas d’água do Caranã, do Tancredo Neves e do Santa Tereza, por exemplo, foram construídas há 30 anos. E até hoje servem à nossa população. A cidade cresceu muito. Mas, o sistema que eu ajudei a fazer lá atrás funciona até hoje. Então, tem tecnologia, tem investimento, tem trabalho e o resultado é a melhoria da vida das pessoas”.
Além dos sistemas em Boa Vista, o governo de Romero Jucá fez a água chegar nos municípios do interior. Assim, os sistemas de abastecimento de água de municípios como Iracema e Alto Alegre, por exemplo, foram construídos graças ao Água para Todos.
Porém, nas Vilas mais distantes do interior o desafio foi ainda maior. “Em muitos lugares não tinha energia. Então, a gente tinha que levar a água e o motor de energia junto. E nós fizemos isso”.
Um estudo da empresa BRK mostra que investir no saneamento básico gera economia e mais saúde. Segundo eles, a cada R$ 1 gasto no sistema de esgoto, o retorno é de R$ 29,19 em benefícios sociais aos brasileiros. O dado está no livro Quanto Vale Cada Real investido no Saneamento no Brasil?
Por isso, o programa Água para Todos também teve obras de esgoto. “Esse era um problema maior. Porque Boa Vista não tinha uma estação de tratamento. Então, nós começamos a construir a estação e depois, o Ottomar inaugurou. É aquela lagoa que fica no bairro São Bento”.
Já no Senado Federal, Romero Jucá trouxe os recursos que o Governo do Estado usou para ampliar a rede de esgoto da capital. Segundo a Caer, hoje Boa Vista tem 90% da sua população atendida com saneamento básico.
“Eu trouxe os recursos para a conta do Governo. E esse trabalho começou com o Anchieta, seguiu na gestão da Suely e continuou, agora, no atual governo. Então, eu fico muito feliz de ver que o meu trabalho ajuda na vida das pessoas”.
Clique aqui para ver o vídeo completo
Fonte: Da Redação
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…