Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados 

Ministério já entregou 1.125 unidades de etanol farmacêutico

Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados 
Foto: Ministério da Saúde

A segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, começou a ser enviada a mais quatro estados. Com essa nova entrega, o total de frascos distribuídos pelo Ministério da Saúde chega então a 1.125, alcançando nove estados:

  • Acre: 30 ampolas
  • Bahia: 90 ampolas
  • Ceará: 120 ampolas
  • Distrito Federal: 90 ampolas
  • Goiás: 75 ampolas
  • Mato Grosso do Sul: 60 ampolas
  • Pernambuco: 240 ampolas
  • Paraná: 360 ampolas
  • e também o Rio de Janeiro: 60 ampolas

De acordo com o Governo Federal, as ampolas integram o estoque estruturado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Sendo assim, garante reposição e distribuição conforme a necessidade de estados e municípios. Outras 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição.

Fomepizol 

O Ministério da Saúde também adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol de uma empresa japonesa, que também doou outras 100 unidades, totalizando 2,6 mil unidades do medicamento. Dessa forma, a previsão é que o lote chegue ao Brasil ainda nesta semana e comece assim, a distribuição aos estados, conforme as necessidades locais e o registro de casos.

Casos

Até o dia 6, o Brasil registrava 217 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Dessas, 17 tiveram confirmação e 200 permanecem ainda em investigação.

Em relação aos óbitos, dois foram confirmados no estado de São Paulo. Além disso, 12 seguem então em investigação, sendo um no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.

Painel 

Na última terça-feira, dia 7, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ), fez o lançamento de um painel público com informações sobre os casos de intoxicação por metanol. Os dados estão no site do Monitora RJ e têm a finalidade de contribuir para ações de saúde e de segurança pública no combate às fraudes. Por fim, o sistema traz o mapeamento das notificações suspeitas, confirmadas e descartadas sobretudo no estado.

Fonte: Agência Brasil

0
Would love your thoughts, please comment.x