Cidades

Anvisa reforça alerta do uso de pomadas para cabelo durante Carnaval

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltaram a alertar sobre o uso de pomadas para modelar o cabelo.

As pomadas modeladoras são comumente aplicadas na manutenção de penteados, especialmente tranças, como uma alternativa para aumentar a durabilidade e melhorar o acabamento.

Em dezembro, houve diversos eventos adversos e casos de intoxicação por conta do uso desse tipo de produto. À época, cerca de 1,2 mil pomadas tiveram seus registros cancelados e se somaram a outros 1,7 mil ao longo de todo o ano passado.

“Com a chegada do carnaval, a pasta se juntou à Anvisa nas ações de comunicação que educam sobre os cuidados necessários”, destacou. Nas redes sociais, a pasta divulga conteúdos voltados para consumidores, profissionais de beleza e trabalhadores da saúde.

Cuidados

“É preciso tomar cuidado para usar apenas produtos registrados pela Anvisa. Lendo atentamente as instruções, se atentando quanto ao uso excessivo e os testes de alergia”, destacou o ministério.

Uma das condições para autorização de venda, é que o produto não esteja envolvido em qualquer evento adverso grave desde a sua entrada no mercado. Outro ponto é a composição da pomada: lotes com concentração superior a 20% do ingrediente ceteareth-20 tem a proibição.

Nesse sentido, fabricantes também têm de apresentar licença sanitária; rotulagem com explicação detalhada. Incluindo a quantidade ideal do produto; avaliação de segurança cutânea e ocular. E declaração ou avaliação que ateste a segurança do cosmético.

Outra condição imposta pela Anvisa é ter a forma física de “pomada”.

“O uso não é recomendado se a pele, os olhos ou outra parte do corpo estiver irritada. Ao lavar os cabelos, tenha cuidado e lembre-se de inclinar a cabeça para trás para que o produto não entre em contato com os olhos. Então, em caso de contato acidental, lave imediatamente com água em abundância por, pelo menos, 15 minutos”, reforçou o ministério.

>> Veja os perigos de usar produtos irregulares

Intoxicação

Assim, os principais sintomas de intoxicação por pomadas capilares, segundo a pasta, incluem coceira nos olhos, vermelhidão, irritação, ardência e inchaço. Contudo, em casos mais graves, a visão pode tornar-se turva, sobretudo após o contato com a água. Uma vez que o produto pode escorrer para a região ocular.

“Caso perceba alguma dessas condições, é importante procurar assistência médica e não deixar de notificar às autoridades sanitárias.”

Produto irregular

Logo, caso ocorra efeito adverso, a recomendação é que o produto seja guardado para rastreabilidade das informações – como marca e lote – para investigação dos órgãos competentes. Dessa forma, a notificação é importante para monitoramento e controle e pode ser realizada por consumidores, empresas ou profissionais da saúde.

Por fim, a notificação de intoxicação exógena no Sinan [Sistema de Informação de Agravos de Notificação] é obrigatória para médicos e outros profissionais de saúde. Então de forma geral, para os responsáveis por serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, disse o Minitério.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

55 minutos ago

Bebê morre após nascer por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, diz denúncia

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

3 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

5 horas ago