Aplicativo do Governo Federal agiliza bloqueio de celular roubado

Ferramenta impede acesso de criminosos a aplicativos financeiros e dados pessoais

Aplicativo do Governo Federal agiliza bloqueio de celular roubado
Smartphone, celular, em uso/Foto: Agência Brasil

Um “botão de emergência” para impedir o acesso de criminosos a aplicativos financeiros e dados pessoais em caso de roubo ou furto de celulares está disponível para a população. O aplicativo e o site Celular Seguro permitem bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) desenhou a plataforma em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em 2022, o país registrou 999.223 roubos e furtos de celulares no país, conforme o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Na última semana, O Ministério assinou memorando com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi.

Também foram firmados protocolo de intenções com empresas como Google, Uber, 99, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Firmaram adesão ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as empresas Claro, Vivo e TIM.

Como funciona o aplicativo

O aplicativo para sistemas Android e IOS está disponível desde esta quarta-feira (20). O cidadão também pode acessar o serviço pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br . Em seguida, o usuário deverá cadastrar seu aparelho informando o número, marca e modelo. Ele pode registrar mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.

Fonte: Agência Brasil

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