Cidades

Após 12 anos, indígena corrige data de nascimento errada em documento com ajuda da Defensoria Pública

Há 12 anos, o indígena Elio José de Oliveira conseguiu obter sua certidão de nascimento, um importante instrumento de cidadania. No entanto, ao longo desse período, o seu registro estava com o ano de nascimento errado. Essa pequena informação deixou de ser um problema graças ao esforço da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).

Elio foi atendido pela equipe da Defensoria Itinerante durante visita à comunidade Tarau Paru, localizada no município de Pacaraima. Lá, ele contou que nasceu em 15 de junho de 1980 e fez seu próprio registro em 2011. No entanto, devido à dificuldade em se expressar, acabou por informar errado o ano de sua data de nascimento, 1960.

A defensora pública Lenir Rodrigues, quem fez o atendimento de Elio. Ela realizou uma solicitação administrativa, para reparar o erro e promover a correção desse documento tão importante com maior rapidez. No atendimento, a equipe também percebeu que os pais de Elio tinham nascido em 1959, ou seja, um ano antes da data informada por ele, erroneamente.

“Eu fiz o atendimento na Itinerante em Pacaraima e, tendo em vista o disposto na legislação, restou a nós, Defensoria Pública, buscar a tutela extrajudicial do Estado para nos valermos do direito de requerer administrativamente a retificação da data de nascimento do assistido, sem a necessidade de processo judicial, e já conseguimos a correção na certidão de nascimento”, relatou Lenir.

Assim, a maior parte das demandas da Defensoria Itinerante nas ações concentram em pedidos relacionados ao Registro Civil, como solicitação de 2ª via, retificação e restauração do documento. A população também pode ter acesso a outros serviços, como divórcio, pensão alimentícia, consulta processual e demais atendimentos realizados nas sedes da DPE-RR.

Casamento

Além disso, na tarde dessa quinta-feira (16), a assessora jurídica da DPE, Gabrielle Teixeira, conseguiu também retificar a certidão de casamento do  indígena Elio José. “Com a certidão de nascimento e casamento retificadas, tudo será mais fácil para o assistido emitir os demais documentos necessários”, avaliou ela.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

58 minutos ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

1 hora ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

4 horas ago

Combate ao crime eleitoral: PF realiza operações no interior de RR neste sábado

Polícia Federal realizou ações em Pacaraima, Alto Alegre, São Luiz e Mucajaí. informações relacionadas à…

5 horas ago

Preço da gasolina sobe 9,2% e atinge R$ 6,68 em Roraima, aponta pesquisa

Monitor de Preços de Combustíveis indicam que, na região Norte, o abastecimento de um tanque…

5 horas ago

Polícia Federal deflagra operação e cumpre mandados na casa de Chiquinho Rufino, candidato a prefeito em Mucajaí

Investigação foi iniciada a partir de uma operação de combate a corrupção eleitoral que apreendeu…

6 horas ago