Cidades

Após 12 anos, indígena corrige data de nascimento errada em documento com ajuda da Defensoria Pública

Há 12 anos, o indígena Elio José de Oliveira conseguiu obter sua certidão de nascimento, um importante instrumento de cidadania. No entanto, ao longo desse período, o seu registro estava com o ano de nascimento errado. Essa pequena informação deixou de ser um problema graças ao esforço da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).

Elio foi atendido pela equipe da Defensoria Itinerante durante visita à comunidade Tarau Paru, localizada no município de Pacaraima. Lá, ele contou que nasceu em 15 de junho de 1980 e fez seu próprio registro em 2011. No entanto, devido à dificuldade em se expressar, acabou por informar errado o ano de sua data de nascimento, 1960.

A defensora pública Lenir Rodrigues, quem fez o atendimento de Elio. Ela realizou uma solicitação administrativa, para reparar o erro e promover a correção desse documento tão importante com maior rapidez. No atendimento, a equipe também percebeu que os pais de Elio tinham nascido em 1959, ou seja, um ano antes da data informada por ele, erroneamente.

“Eu fiz o atendimento na Itinerante em Pacaraima e, tendo em vista o disposto na legislação, restou a nós, Defensoria Pública, buscar a tutela extrajudicial do Estado para nos valermos do direito de requerer administrativamente a retificação da data de nascimento do assistido, sem a necessidade de processo judicial, e já conseguimos a correção na certidão de nascimento”, relatou Lenir.

Assim, a maior parte das demandas da Defensoria Itinerante nas ações concentram em pedidos relacionados ao Registro Civil, como solicitação de 2ª via, retificação e restauração do documento. A população também pode ter acesso a outros serviços, como divórcio, pensão alimentícia, consulta processual e demais atendimentos realizados nas sedes da DPE-RR.

Casamento

Além disso, na tarde dessa quinta-feira (16), a assessora jurídica da DPE, Gabrielle Teixeira, conseguiu também retificar a certidão de casamento do  indígena Elio José. “Com a certidão de nascimento e casamento retificadas, tudo será mais fácil para o assistido emitir os demais documentos necessários”, avaliou ela.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Mais três integrantes de facção são presos em Roraima e Santa Catarina; sobe para 21 mandados de prisão cumpridos

Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…

11 horas ago

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

11 horas ago

Homem morre na madrugada deste sábado na BR-401, em Bonfim

Segundo a PMRR, o homem ainda estava com sinais vitais, mas não resistiu e morreu…

12 horas ago

Motociclista morre após colidir contra um poste de energia no Operário

Jovem teria perdido o controle da motocicleta, batido no meio-fio e, em seguida, se chocou…

13 horas ago

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

Utilização do hormônio sem indicação é potencialmente danosa, afirmam

14 horas ago

Mondragon, campeão de MMA e subsecretário de Segurança Pública no interior do Amazonas, desaparece no Rio Negro

Irmão confirmou o desaparecimento neste sábado; as buscas foram encerradas na madrugada, sendo retomadas na…

16 horas ago