Após Governo de RR mudar a data do arraial pela segunda vez, quadrilheiros emitem nota de repúdio: ‘sem respeito pela cultura’

Quadrilheiros não foram consultados sobre a mudança da data. Agora, duas quadrilhas que vão representar o estado em evento nacional estão impedidas de participar do arraial. Profissionais classificam como falta de responsabilidade a atitude da Secult

Após Governo de RR mudar a data do arraial pela segunda vez, quadrilheiros emitem nota de repúdio: ‘sem respeito pela cultura’
Entrada do Parque Anauá – Foto: Fabrício Araújo/Arquivo Roraima em Tempo

Após o Governo de Roraima mudar pela segunda vez a data do arraial São João do Anauá, nesta sexta-feira (28), os quadrilheiros emitiram nota de repúdio sobre a decisão.

De acordo com a nota pulicada nas redes sociais, o adiamento é interpretado como falta de responsabilidade da atual gestão. É que duas quadrilhas, Amor Caipira e Garranxê, vão estar representando o estado em outros eventos fora de Roraima na nova data.

Leia mais:

“Os quadrilheiros de Roraima repudiam a falta de responsabilidade por parte da Secult por mudarem a data do Arraial do Anauá para os dias 22 e 27 de julho. Período esse em que duas quadrilhas vão estar representando o estado em festivais nacionais […] ficando assim, duas impedidas de participarem do Arraial 2024“, diz trecho da nota.

Quadrilheiro não foram consultados sobre mudança de data do arraial

Além disso, a nota cita que o Governo não consultou os representantes das quadrilhas para a mudança da data. Uma das quadrilhas que ficará de fora do evento, a Amor Caipira, é a atual Campeã do Boa Vista Junina e também venceu na edição anterior o concurso do Arraial do Anauá.

“[…] Lamentamos ainda, a decisão ser tomada sem antes conversarem com os representantes das federações das 28 quadrinhas que participam do evento.”, diz a nota.

Conforme a representante da quadrilha Amor Caipira, Marcia Magalhães, a Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (Secult), já sabia que os dois grupos iriam participar dos eventos nacionais.

“A Secult, sabe que existem dois grupos que vão participar de concursos nacionais no mês de julho. Já é a segunda vez que eles mudam a data do arraial, ou seja, nós estamos reprogramando para nos encaixar no evento do arraial do Estado. Quando é hoje, nos deparamos com o comunicado que a data vai mudar […] que Secretaria de Cultura é essa, que não nos comunica, não tem um feedback, não tem uma troca. Simplesmente faz a gente escolher em qual concurso vamos participar”, disse Marcia.

‘Sem respeito pela cultura’

Do mesmo modo, Marcia ressaltou que as quadrilhas além de gerarem emprego e renda, também refletem parte da cultura. Assim, os profissionais merecem respeito com o trabalho que entregam.

Que Secretaria é essa que não entra em contato com a Federação que nos representa? Com as associações que representam outros grupos juninos e não nos comunicam sobre essa mudança? Eles estão nos fazendo escolher entre dançar aqui no arraial ou participar do nacional. Geramos empregos, renda, fazemos cultura e trabalhamos o ano inteiro para receber essa notícia sem qualquer consideração e respeito pela cultura que a gente faz. Pedimos novamente o adiamento do arraial. Que o evento ocorra na data anterior, dia 15, ou então posterior. O que não pode é a gente ser prejudicado dessa maneira”, explicou.

Citado

A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima para posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x