Cidades

Após assalto em loja no dia da inauguração, empresário denuncia falta de segurança em RR

Um empresário de Boa Vista relatou à redação nesta quinta-feira (07) sobre o sentimento de injustiça ao se tratar da Segurança Pública em Roraima. Ele é dono de uma loja que, no mesmo dia da inauguração, foi assaltada por um homem suspeito de uma série de furtos pela capital.

Conforme o empreendedor, a Polícia Militar (PM) demorou cerca de duas horas e meia para chegar ao imóvel no dia do roubo em que o assaltante levou um notebook e outras mercadorias. Na manhã do dia seguinte, ele resolveu registrar um Boletim de Ocorrência.

“Depois que eu registrei o B.O, a polícia falou que iam fazer diligências para ver se conseguiam localizar ele e iriam entrar em contato comigo”, disse.

Passados 15 dias do ocorrido, a polícia prendeu o suspeito após o flagrarem cometendo outros roubos. Segundo o denunciante, o homem assumiu ter roubado os equipamentos de sua loja e que ia “dar um jeito” de devolver o notebook. No dia seguinte, ele foi solto.

O dono da loja contou ainda que, após alguns dias, este mesmo suspeito assaltou uma barbearia e deixou um prejuízo de mais de R$ 12 mil no local.

“Eu pensei que a polícia fosse tomar alguma atitude, até porque ele já tinha passagem, já vinha cometendo vários crimes. Então a gente imagina que um elemento desse fique preso, o que não aconteceu. Ele foi solto e continuou roubando”, contou.

Do mesmo modo, ele disse que já faz mais de 30 dias que sua loja foi roubada. Até hoje, ele espera a recuperação do notebook levado.

“Quando é um parente do governador, alguém ligado a ele, parece que as coisa funcionam. Mas quando não é, a gente fica jogado ao léu […] Infelizmente está acontecendo isso. Roraima está entregue às traças”, pontuou.

Falta de segurança

Além disso, o suspeito permanece solto. Com isso, o empreendedor afirmou se sentir inseguro. “Depois disso ele continuou com crimes continuados no mesmo segmento, e até hoje não foi preso. A gente se sente injustiçado e se sente sem segurança”, reiterou.

Roubos e furtos em alta

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de furtos e roubos em Roraima subiu em 2021. Nessa categoria, o fórum avalia o número de furtos e roubos de veículos, celulares, estabelecimentos comerciais, residências, transeuntes, cargas e instituições financeiras.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública realiza a pesquisa e utiliza dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou Defesa Civil.

O número de roubos de celulares em 2021 foi de 1072, apresentando um crescimento de 111,8% em relação ao ano anterior. Desse modo, estima-se que foram registrados 164,2 furtos para cada 100 mil habitantes.

Somados, o número de furtos e roubos de celulares em Roraima totalizam 2.217, um crescimento de 67,7%, se comparado ao ano anterior.

O anuário também apresentou o número de roubos a estabelecimentos comerciais, que em Roraima, totalizaram 314 caso. Por outro lado, roubos a residências totalizaram 696 casos. Por fim, o número de roubo a transeuntes foi de 2002.

Ao todo, os roubos listados a cima, totalizam 3.506 casos, com um crescimento de 19,1%, se comparados com o ano anterior.

Citada

Procurado, o governo afirmou que fez diversos investimentos na Polícia Militar e que o tempo de resposta após o cidadão acionar o 190 é “baixo”.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

10 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

11 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

12 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

15 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

16 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

17 horas ago