Cidades

Assembleia aprova projeto que proíbe pesca do tucunaré por cinco anos

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou ontem (26) o Projeto de Lei (PL) que proíbe por cinco anos a pesca, venda, embarque e transporte do tucunaré no estado.

O PL tramitava na Casa desde setembro de 2019 e é de autoria do governador Antonio Denarium (PP). A proposta segue para sanção pelo Governo.

A princípio, Denarium pedia a proibição da pesca do tucunaré por oito anos em Roraima. Contudo, a ALE-RR apresentou uma emenda que reduziu a proibição para cinco anos.

O projeto recebeu nove votos favoráveis e sete contrários. Além disso, três deputados não votaram.

Alterações no projeto

Além do tempo de proibição, outra mudança na proposta é que a limitação da pesca será somente nos rios Água Boa do Univini, Latapará, Xeruini e Jufari.

Nesses locais, só está autorizada a pesca esportiva de empresas licenciadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Outra alteração no texto original determina que a Femarh implante, no prazo de 180 dias, uma base flutuante de proteção ambiental na região do Baixo Rio Branco. De acordo com o texto, essa base servirá para a fiscalização da atividade pesqueira.

Pescadores

O PL apresentado por Denarium foi duramente criticado pela classe dos pescadores. Eles afirmaram que não houve qualquer tipo de estudo de impacto ambiental que embasasse o projeto do governador.

“O governador fez esse projeto sem nenhum tipo de audiência pública para perguntar a opinião da categoria dos pescadores profissionais”, criticou o presidente da Federação das Colônias de Pescadores de Roraima, Rafael Pinheiro em 2019.

Além disso, à época, Pinheiro disse que a aprovação do PL de Denarium causaria perda comercial aos pescadores profissionais nos valores de R$ 8 a R$ 12 por kg.

“Temos duas espécies do tucunaré, uma delas é a Açu, que é muito visada a nível nacional, pois varia de 30 centímetros a 1 metro. Hoje, são 4,3 mil pescadores registrados no Ministério da Agricultura”, declarou.

Ainda em 2019, Pinheiro avaliou que a pesca esportiva é a única beneficiada com a aprovação do projeto.

“Infelizmente o Governo nunca beneficiou a categoria e quando coloca um PL é para prejudicar a pesca artesanal. Vemos o Governo com maus olhos agora. Esperamos que resolvam isso”, encerrou.

Licença de dez anos

Em setembro, Denarium entregou uma licença de dez anos para que a empresa de Victor Vilanova, do Paraná, explore a pesca esportiva na região do Baixo Rio Branco.

Poucos dias depois, ribeirinhos denunciaram que o Governo não consultou as comunidades sobre a entrada do empresário na região.

Em contato com Vilanova, o empresário disse que a situação da empresa estava completamente regular e chamou os ribeirinhos de “vagabundos” por protestarem contra a autorização.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Canauini, Valdenir dos Santos, os ribeirinhos classificam a medida como “desrespeito”.

Favorecimento

No início desse mês, o empresário Jucelino Prado denunciou ao Roraima em Tempo que o presidente da Femarh, Ionilson Sampaio, se negou a assinar o pedido de renovação de licença.

Conforme Jucelino, ele atua com a pesca esportiva no Baixo Rio Branco há 21 anos e, a cada quatro anos, renova a licença.

No entanto, há seis meses a Femarh informou que perdeu o processo que autoriza a operação da empresa no local.

Dessa forma, o empresário disse que precisou refazer a documentação. Depois disso, o processo entrou em análise, mas foi novamente indeferido pela Femarh.

De acordo com Jucelino, o presidente da Femarh informou que não vai assinar a renovação. Para o empresário, o órgão quer favorecer outras empresas.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

View Comments

  • Será que e certo o tucunaré e um peixe predador na Venezuela era o peixe Nacional proibida sua pesca
    Resutado ele estava depredando as otras especies
    Ele mata até a piranhas
    Foi liberado a pesca vocês vão ver a problemática que estão fazendo

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 hora ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

4 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

5 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

5 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

5 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

7 horas ago