Foto: Divulgação Incra
Agricultores familiares de Roraima receberam, nesta segunda-feira, 24, a liberação do primeiro pagamento do Crédito Instalação na modalidade Apoio Inicial do ano de 2025. O benefício já alcançou 187 famílias assentadas em áreas de reforma agrária de dez municípios. O total do investimento de R$ 1,4 milhões.
Assim, as famílias beneficiadas estão distribuídas nos assentamentos Alto Arraia e Renascer (Bonfim); Caferana, Cupiúba, Cujubim, Itã, Integração, Novo Paraíso, Rio Dias e RR-170, em Caracaraí; Jacamim, Pau Rainha, Tatajuba, Seringueira e União, localizados no município do Cantá; Paredão, em Alto Alegre; Samaúma, em Mucajaí; Nova Amazônia e Nova Amazônia I, em Boa Vista; Bom Sucesso, em São Luiz do Anauá; Japão, em Iracema; São Luizão, em São João da Baliza e PA Amajari, no município de mesmo nome.
Como resultado, um dos beneficiários, o agricultor Francisco de Assis Borges, expressou sua gratidão, ao lado da esposa, Francinava de Souza Costa.
“Esse dinheiro chegou num ótimo momento. Estou com uma área de terra preparada para fazer um plantio de limão. Então, esse dinheiro vai ser usado nesse projeto de limão e com certeza ele vai ser multiplicado várias e várias vezes. Então, fica aqui meu agradecimento à instituição do Incra e ao governo federal por nos beneficiar com esse crédito”.
Conforme o superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, os recursos estão depositados nas contas dos beneficiários no Banco do Brasil e já estão disponíveis para uso. As famílias podem utilizar o valor para adquirir materiais e equipamentos que auxiliem na implementação de suas atividades agrícolas, contribuindo para a segurança alimentar e geração de renda no campo.
“Este recurso é fundamental para que as famílias possam se estabelecer nos assentamentos e iniciar suas atividades produtivas, além de comprar alimentos, promovendo o desenvolvimento sustentável em Roraima”, destacou.
De acordo com o Incra, o Crédito Instalação é uma iniciativa do Governo Federa. Ele visa apoiar famílias assentadas na reforma agrária, proporcionando recursos para sua instalação e início das atividades produtivas.
A modalidade Apoio Inicial oferece até R$ 8.000,00 por família de agricultores. O dinheiro é destinado à aquisição de itens de primeira necessidade, bens duráveis de uso doméstico e equipamentos produtivos.
Para acessar o crédito, os beneficiários devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter assinado o Contrato de Concessão de Uso (CCU) com o Incra.
O sistema do Incra aponta aos assentados beneficiários aptos ao crédito, não havendo necessidade de os assentados se deslocarem até a sede da superintendência para requerer o benefício.
Fonte: Da Redação
Evento é gratuito e vai acontecer entre os dias 25 e 27 de abril
Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta é uma das novas funcionalidades para…
Apesar da alta dos juros, em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional determinou um…
Escolha foi feita em reunião do comitê gestor do Programa Selo Verde Brasil
Genomas foram extraídos de esqueletos encontrados no abrigo rochoso de Takarkori, no sudoeste da Líbia
Atenção aos preços, qualidade dos produtos e outras medidas importantes vão garantir boas relações de…