UBS do Homoxi - Foto: Reprodução/Instagram
A Urihi Associação Yanomami denunciou que garimpeiros incendiaram a Unidade Básica de Saúde da comunidade Homoxi, na Terra Indígena Yanomami, nesta terça-feira (6).
Conforme a nota divulgada pela entidade, o crime foi realizado como forma de retaliação contra a operação da Polícia Federal e Ibama, que ocorreu nesta segunda-feira (5).
A UBS encerrou o funcionamento no mês de setembro de 2021 devido ameaças que os profissionais de saúde sofriam dos garimpeiros nas proximidades da unidade.
Além disso, a Associação ressaltou que o presidente da entidade visitou a região. Na ocasião, ele se deparou com uma cratera e uma pista de pouso. O local anteriormente atendia a equipe da UBS, e estava sendo utilizada pelos garimpeiros com aproximadamente 12 aeronaves e três helicópteros.
Na mesma região, uma aeronave pilotada por um garimpeiro atropelou e matou um jovem, de 25 anos, no mês de julho de 2021. O caso chegou como denúncia ao Ministério Público de Roraima (MPRR) e Polícia Federal (PF).
“É uma série de acontecimentos e prejuízos à vida da população Yanomami, e as mínimas ações não estão surtindo efeitos positivos. É preciso garantir qualidade de vida ao povo Yanomami, bem como salvaguardar seus direitos garantidos na Constituição […] são 700 Yanomami sem atendimento de saúde há mais de um ano e reféns da invasão garimpeira”, destacou a nota.
Fonte: Da Redação
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…
Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…
Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…
Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana
Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos