A Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado de Roraima (Aterr) realiza até o dia 30 deste mês a campanha para a retificação do nome de pessoas transexuais e travestis. A ação visa corrigir a documentação do público-alvo.
A campanha ocorre em alusão aos 15 anos da Aterr, comemorado hoje (28). Conforme Rebecka Marinho, membro da Associação, a ação tem parceria com a Defensoria Pública (DPE-RR). Além disso, devido à pandemia de Covid-19, os atendimentos estão sendo agendados.
“Esta é a terceira campanha de retificação que realizamos. Até o momento, temos 35 pessoas trans inscritas e quem quiser participar é só passar os dados por telefone no número (95) 99114-2006 ou (95)991280336”, informou.
De acordo com Rebecka, a ação para corrigir a documentação tem relação com a dignidade da pessoa.
“É importantíssima para nós, pois a pessoa deixa de ter aquele nome de nascimento. Com isso, ela começa a adotar o nome que ela se reconhece conforme a orientação sexual. Se você se sente desconfortável você precisa corrigir na documentação. As pessoas trans ainda ficam com receio de trocar o nome, e na verdade, você acaba com a saúde mental afetada pela não aceitação”, enfatiza.
Sobre a Aterr
Fundada no dia 28 de agosto de 2006, a associação tem como objetivo a promoção da cidadania. A Aterr atua contra qualquer forma de preconceito e discriminação à população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e outros (LGBTQI+). Além disso, contribui com a qualidade de vida das pessoas.
Por: Yara Walker