ATERR faz campanha para retificação de nomes de pessoas trans

Campanha ocorre em alusão aos 15 anos da Associação em Roraima

ATERR faz campanha para retificação de nomes de pessoas trans
Ação é realizada em parceria com a Defensoria Pública (DPE-RR) – Foto: Divulgação

A Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado de Roraima (Aterr) realiza até o dia 30 deste mês a campanha para a retificação do nome de pessoas transexuais e travestis. A ação visa corrigir a documentação do público-alvo.

A campanha ocorre em alusão aos 15 anos da Aterr, comemorado hoje (28). Conforme Rebecka Marinho, membro da Associação, a ação tem parceria com a Defensoria Pública (DPE-RR). Além disso, devido à pandemia de Covid-19, os atendimentos estão sendo agendados.

“Esta é a terceira campanha de retificação que realizamos. Até o momento, temos 35 pessoas trans inscritas e quem quiser participar é só passar os dados por telefone no número (95) 99114-2006 ou (95)991280336”, informou.

De acordo com Rebecka, a ação para corrigir a documentação tem relação com a dignidade da pessoa.

“É importantíssima para nós, pois a pessoa deixa de ter aquele nome de nascimento. Com isso, ela começa a adotar o nome que ela se reconhece conforme a orientação sexual. Se você se sente desconfortável você precisa corrigir na documentação. As pessoas trans ainda ficam com receio de trocar o nome, e na verdade, você acaba com a saúde mental afetada pela não aceitação”, enfatiza.

Sobre a Aterr

Fundada no dia 28 de agosto de 2006, a associação tem como objetivo a promoção da cidadania. A Aterr atua contra qualquer forma de preconceito e discriminação à população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e outros (LGBTQI+). Além disso, contribui com a qualidade de vida das pessoas.

Por: Yara Walker

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x