Cidades

Audiência pública discute estrutura e atribuições da Agência Reguladora de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista realizou nesta sexta-feira, 29, uma audiência pública para apresentar a estrutura da Agência Reguladora Municipal de Boa Vista (ARM) e ouvir contribuições da população. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e reuniu prestadores de serviços, representantes do poder público e sociedade civil.

Ao adotar um modelo de governança inspirado nas agências reguladoras federais, Boa Vista fortalece a imparcialidade, amplia a autonomia técnica e aumenta a eficiência na fiscalização de serviços que impactam diretamente a vida da população.

O diretor-presidente da ARM, Thiago Amorim, destacou que a legislação torna a capital referência nacional, já que está entre as mais atualizadas do país. “Apresentamos a agência e o que ela fará. Inicialmente, a ARM atuará na regulação dos serviços de água e esgoto, hoje sob concessão da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer), e também do transporte urbano, operado pela empresa Cidade Boa Vista”, explicou.

Atuação da ARM

O gerente da empresa responsável pelo transporte coletivo, Diego Hauck, afirmou que a concessionária vai disponibilizar planilhas, dados operacionais e custos para auxiliar a ARM na compreensão da realidade do setor. Ele também ressaltou os desafios enfrentados com o transporte clandestino, mas reforçou que a empresa mantém investimentos contínuos para garantir a qualidade do serviço.

Nos próximos dois meses, a agência deve dar início aos primeiros passos regulatórios. As minutas, resoluções e manuais já estão prontos, e a Prefeitura vai encaminhar o Projeto de Lei à Câmara Municipal para aprovação. Além disso, a partir daí, a ARM poderá atuar oficialmente junto às concessionárias.

Debate técnico

O advogado Carlos Roberto Oliveira, doutor em Direito pela USP e consultor jurídico da ARM, ministrou uma palestra sobre os fundamentos e conceitos da regulação. Ele apresentou o projeto de estruturação da agência, desenvolvido nos últimos seis meses. Isso detalhando etapas como a criação de normas regulatórias, elaboração de manuais de fiscalização, aplicação de sanções e acompanhamento dos serviços.

Segundo Carlos, a audiência pública possibilitou assim um debate produtivo e transparente. “A equipe conseguiu apresentar de forma clara e acessível um tema técnico e complexo, permitindo por exemplo que a sociedade compreenda a importância desse trabalho”, avaliou.

Atribuições da agência

A ARM faz parte da administração indireta do município e segue as diretrizes da Lei Federal nº 13.848/2019, que trata da governança das agências reguladoras, e da Lei nº 11.445/2007, conhecida também como Marco do Saneamento.

Entre as atribuições, a agência deve:

  • Regular e fiscalizar os serviços públicos municipais de saneamento básico (água e esgoto) e transporte coletivo urbano;
  • Editar normas, regulamentos e resoluções;
  • Elaborar e analisar estudos técnicos para definição e revisão de tarifas e taxas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

45 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

15 horas ago