Avião comercial da Embraer cai com 67 passageiros no Cazaquistão

Autoridades informam 32 sobreviventes

Avião comercial da Embraer cai com 67 passageiros no Cazaquistão
Foto: Divulgação/Reuters

Um avião comercial da Azerbaijan Airlines, com 67 pessoas a bordo, incluindo 5 tripulantes, caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão. O acidente aéreo ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25). A aeronave, um jato fabricado pela empresa brasileira Embraer, voava de Baku, no Arzeibaijão, para Grozny, capital da região da Chechênia, no sul da Rússia. Mas acabou desviando da rota original, caindo do lado oposto do Mar Cáspio.

O órgão regulador da aviação da Rússia afirmou que o desvio ocorreu por uma emergência, ao colidir com pássaros. Antes de cair, a aeronave voou perto do aeroporto de Aktau.

Vídeos do acidente divulgados em órgãos de imprensa e redes sociais mostram o avião descendo rapidamente antes de explodir ao atingir a costa, e uma espessa fumaça preta subindo. Conforme relatos, pessoas viram passageiros ensanguentados e machucados. Eles estavam caminhando sobre a fuselagem que havia permanecido intacta.

Conforme o Ministério de Emergências do Cazaquistão disse, os bombeiros apagaram o incêndio e que haveria ao menos 32 sobreviventes, incluindo duas crianças, que foram levadas a um hospital próximo. Os corpos dos mortos estavam sendo resgatados.

O presidente Vladimir Putin expressou suas condolências, assim como Ilham Aliyev, o presidente do Azerbaijão. Aliyev decidiu deixar a Rússia, onde deveria participar de uma cúpula na quarta-feira (25), e voltar para casa. Ramzan Kadyrov, o líder da Chechênia apoiado pelo Kremlin, expressou suas condolências em uma declaração. Além disso, disse que alguns dos que estavam sendo tratados no hospital, estavam em condições extremamente sérias e que ele e outros rezariam por sua rápida recuperação.

Nota de pesar

Conforme nota, a Embraer, fabricante da aeoronave, lamentou o acidente e se colocou à disposição para ajudar as autoridades na investigação das causas da queda.

“Estamos profundamente tristes com a ocorrência de hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas, assim como entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, disse a companhia.

* Com informações da Agência Reuters

Fonte: Agência Brasil

0
Would love your thoughts, please comment.x