Bancos não abrem no Dia de Finados

Atendimento ao público volta a ocorrer nos dias 3 e 4 de novembro

Bancos não abrem no Dia de Finados
Agência bancária – Foto: Edinaldo Morais/Arquivo Roraima em Tempo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento presencial nas agências bancárias no Dia de Finados, 2 de novembro.

A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional. Ela não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados e domingos. E do mesmo modo, feriados oficiais de âmbito nacional, municipal, bem como estadual. A exceção são os pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas.

Nos dias 3 e 4 de novembro o atendimento ao público volta a ocorrer em todas as localidades que não tiverem feriados municipais.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado. E da mesma forma, os canais digitais e remotos dos bancos, bem como internet e mobile banking.

Pagamentos

O pagamento de contas de consumo (água, energia, telefone etc.), assim como carnês com vencimento em 2 de novembro poderá ser feito, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

De acordo com o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, os tributos costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Da mesma forma, para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta Faria.

Fonte: Da Redação

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