Cidades

Bancos terão expediente especial de atendimento ao público no final de ano

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece o funcionamento dos bancos no período das festas de final de ano. Nos dias 25 de dezembro, feriado de Natal  e 1º de janeiro de 2026, confraternização Universal, não haverá expediente bancário e as instituições financeiras não abrirão para atendimento presencial ao público.

As compensações bancárias não são efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, podendo fazer normalmente.

Conforme a Febraban, na quarta-feira, dia 24/12, os bancos terão o horário de atendimento reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília, ou das 8h às 10h nos estados com diferença de 1 ou 2 horas em relação à Brasília.

Nos dias 26/12 e 02/01, funcionarão normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal.

Já na terça-feira, 30/12, o último dia do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias.

E no dia 31/12, como de praxe, não há expediente bancário e sem compensações bancárias efetivadas.

Pagamento de contas

Os consumidores poderão pagar contas de consumo como água, energia, telefone, por exemplo, com vencimento nos dias em que não há compensação bancária, no dia útil seguinte. Todas sem acréscimo.

Por outro lado, já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado. Assim, para evitar a incidência de juros e multa.

“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos. Também por internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica Faria.

Conforme a Febraban, os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes,. Podem podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, assim como canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem pagar via DDA (Débito Direto Autorizado).

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

‘Não é para qualquer pessoa usar’, diz médico sobre as canetas emagrecedoras

Agência reguladora do Reino Unido destaca raros casos de pancreatite associada ao uso frequente do…

50 minutos ago

‘Cuidar, proteger e respeitar’: mostra fotográfica celebra trabalho de proteção aos animais em Roraima

Mostra reúne 24 fotografias e destaca mais de 15 mil atendimentos gratuitos realizados em 12…

1 hora ago

Estrutura nova e moderna: inaugurada escola municipal no bairro Airton Rocha em Boa Vista

Unidade foi construída com recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

2 horas ago

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira; confira regras

Neste semestre, serão oferecidos mais de 67 mil financiamentos

3 horas ago

Secretaria de Educação de Caroebe contrata R$ 3,6 milhões em material de expediente

Empresa vencedora da licitação é de São João da Baliza, também no Sul do Estado

3 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 2 milhões com pintura de paredes

Informação consta no Diário dos Municípios

5 horas ago