Barreiras montadas nas comunidades de Surumú e Urucuri, na Raposa Serra do Sol, em Uiramutã, têm impedido a entrada de turistas, mesmo após comprovação de vacinação contra Covid-19, exigido pela Prefeitura. Eles denunciaram a situação ao Roraima em Tempo neste domingo (15).
Douglas Araújo, de 25 anos, um dos turistas que teve a viagem frustrada pela barreira na manhã de ontem (14), afirma que há abuso por parte dos indígenas que controlam a entrada de turistas.
“Já estamos há duas semanas se programando para fazer essa viagem. O decreto pedia que a gente tivesse com a carteira de vacinação, ou, se não estivesse vacinado, pelo menos com o teste dizendo que você não está com covid e a gente estava com tudo isso”, relatou.
Além disso, ele relata que os indígenas que controlam a barreira estão escolhendo quem pode entrar ou não no município sem nenhum critério.
“A gente queria saber deles qual eram os critérios que eles estavam pedindo, a gente queria saber o porquê que a gente não poderia entrar e outras pessoas estavam entrando. Qual era o critério, entendeu? Porque a gente estava com tudo que o decreto pede”, explicou.
Ainda de acordo com o denunciante, os indígenas estavam armados e intimidando os turistas. “Teve foi muita humilhação lá, eles debochando da nossa cara, aquele poder de autoridade de polícia, como se eles fossem polícia. Eles com arco e flecha o tempo todo na mão, ameaçando que se a gente cruzasse a corrente eles iriam atirar na gente com arco e flecha”, contou.
Decreto Municipal
Na última semana, a Prefeitura de Uiramutã passou a exigir de turistas o cartão de vacina contra a Covid-19. A medida está em um novo decreto divulgado na última segunda-feira (9).
Conforme o prefeito Tuxaua Benísio (Rede), os turistas, bem como os não moradores da cidade, devem comprovar a imunização completa ou testagem da doença. O objetivo é proteger a população.
“Caso não possuam [cartão de vacina] deverão ser encaminhados para a Academia da Saúde”, diz o texto.
O prefeito diz que nos últimos 15 dias houve aumento de casos de coronavírus na cidade. Além disso, a procura pela vacina está baixa, o que não permite desfazer as restrições.
Citada
A reportagem entrou em contato com o Conselho Indígena de Roraima (CIR) para entender os critérios adotados pelas barreiras das comunidades indígenas para continuar impedindo a entrada de turistas vacinados no município de Uiramutã, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.
Fonte: Da Redação