Cidades

Barreiras sanitárias impedem turistas vacinados de entrar em Uiramutã

Barreiras montadas nas comunidades de Surumú e Urucuri, na Raposa Serra do Sol, em Uiramutã, têm impedido a entrada de turistas, mesmo após comprovação de vacinação contra Covid-19, exigido pela Prefeitura. Eles denunciaram a situação ao Roraima em Tempo neste domingo (15).

Douglas Araújo, de 25 anos, um dos turistas que teve a viagem frustrada pela barreira na manhã de ontem (14), afirma que há abuso por parte dos indígenas que controlam a entrada de turistas.

“Já estamos há duas semanas se programando para fazer essa viagem. O decreto pedia que a gente tivesse com a carteira de vacinação, ou, se não estivesse vacinado, pelo menos com o teste dizendo que você não está com covid e a gente estava com tudo isso”, relatou.

Além disso, ele relata que os indígenas que controlam a barreira estão escolhendo quem pode entrar ou não no município sem nenhum critério.

“A gente queria saber deles qual eram os critérios que eles estavam pedindo, a gente queria saber o porquê que a gente não poderia entrar e outras pessoas estavam entrando. Qual era o critério, entendeu? Porque a gente estava com tudo que o decreto pede”, explicou.

Ainda de acordo com o denunciante, os indígenas estavam armados e intimidando os turistas. “Teve foi muita humilhação lá, eles debochando da nossa cara, aquele poder de autoridade de polícia, como se eles fossem polícia. Eles com arco e flecha o tempo todo na mão, ameaçando que se a gente cruzasse a corrente eles iriam atirar na gente com arco e flecha”, contou.

Decreto Municipal

Na última semana, a Prefeitura de Uiramutã passou a exigir de turistas o cartão de vacina contra a Covid-19. A medida está em um novo decreto divulgado na última segunda-feira (9).

Conforme o prefeito Tuxaua Benísio (Rede), os turistas, bem como os não moradores da cidade, devem comprovar a imunização completa ou testagem da doença. O objetivo é proteger a população.

“Caso não possuam [cartão de vacina] deverão ser encaminhados para a Academia da Saúde”, diz o texto.

O prefeito diz que nos últimos 15 dias houve aumento de casos de coronavírus na cidade. Além disso, a procura pela vacina está baixa, o que não permite desfazer as restrições.

Citada

A reportagem entrou em contato com o Conselho Indígena de Roraima (CIR) para entender os critérios adotados pelas barreiras das comunidades indígenas para continuar impedindo a entrada de turistas vacinados no município de Uiramutã, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

22 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago