A pequena Maria Liz, de oito meses de idade, foi escolhida como a primeira “Bebê Prefeita” de Boa Vista e ganhou a chave da capital.
O título foi entregue ontem (24) pelo prefeito Arthur Henrique (MDB), durante evento em comemoração ao aniversário de oito anos do programa Família que Acolhe (FQA).
Conforme a Prefeitura, Maria Liz representa mais de 6 mil crianças que fazem parte do programa de desenvolvimento infantil.
A competição para escolha do “Bebê Prefeito” foi uma sugestão do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Além disso, a ação faz parte da “Semana do Bebê” realizada pela primeira vez em Boa Vista.
Nesse sentido, para a escolha da criança, a Prefeitura considerou alguns critérios, como:
- A participação da mãe em sete consultas de pré-natal;
- Ter nascido de parto normal;
- Ter sido amamentada exclusivamente até os seis meses de vida;
- Estar com o cartão vacinal em dia.
De acordo com a mãe de Maria Liz, Fabiana Araújo, de 24 anos, a escolha da filha representa um momento de orgulho e felicidade.
Aniversário FQA
A escolha do “Bebê Prefeito” ocorreu durante as festividades que marcam o oitavo aniversário do FQA. A ex-prefeita Teresa Surita implantou o programa em 2013.
De acordo com o prefeito Arthur Henrique, durante estes oitos anos, a gestão se empenhou para estimular as crianças de Boa Vista.
“Foi uma semana de conscientização para mostrarmos às pessoas a importância do desenvolvimento infantil nessa fase que é a mais importante do ser humano”, disse.
Assim, desde a criação do FQA, a Prefeitura acompanhou 22.900 gestações em Boa Vista. Atualmente, com atividades nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), o programa tem 6.600 beneficiárias ativas.
Desse modo, as mães contam com a Universidade do Bebê, consultas médicas, entrega de enxovais, leite para crianças, vacina, farmácia, puericultura, planejamento familiar e vaga garantida em creches.
“Hoje o FQA está chegando mais perto ainda das pessoas, um programa que evolui bastante. Assim o trabalho da prefeitura com as crianças acontece o ano todo, por toda cidade simultaneamente, na própria sede do FQA, nos Cras, nas UBS, nas escolas, garantindo o desenvolvimento integral das crianças”, destacou o prefeito Arthur Henrique.
Por Redação