Cidades

Bebê de oito meses ganha título de ‘prefeita de Boa Vista’

A pequena Maria Liz, de oito meses de idade, foi escolhida como a primeira “Bebê Prefeita” de Boa Vista e ganhou a chave da capital.

O título foi entregue ontem (24) pelo prefeito Arthur Henrique (MDB), durante evento em comemoração ao aniversário de oito anos do programa Família que Acolhe (FQA).

Conforme a Prefeitura, Maria Liz representa mais de 6 mil crianças que fazem parte do programa de desenvolvimento infantil.

A competição para escolha do “Bebê Prefeito” foi uma sugestão do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Além disso, a ação faz parte da “Semana do Bebê” realizada pela primeira vez em Boa Vista.

Nesse sentido, para a escolha da criança, a Prefeitura considerou alguns critérios, como:

  • A participação da mãe em sete consultas de pré-natal;
  • Ter nascido de parto normal;
  • Ter sido amamentada exclusivamente até os seis meses de vida;
  • Estar com o cartão vacinal em dia.

De acordo com a mãe de Maria Liz, Fabiana Araújo, de 24 anos, a escolha da filha representa um momento de orgulho e felicidade.

“Por isso é importante cuidar bem do seu bebê, manter as vacinas em dia, a amamentação exclusiva, o parto natural. Todo esse cuidado que eu tive olha onde chegamos”, disse a mãe.

Aniversário FQA

A escolha do “Bebê Prefeito” ocorreu durante as festividades que marcam o oitavo aniversário do FQA. A ex-prefeita Teresa Surita implantou o programa em 2013.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, durante estes oitos anos, a gestão se empenhou para estimular as crianças de Boa Vista.

“Foi uma semana de conscientização para mostrarmos às pessoas a importância do desenvolvimento infantil nessa fase que é a mais importante do ser humano”, disse.

Assim, desde a criação do FQA, a Prefeitura acompanhou 22.900 gestações em Boa Vista. Atualmente, com atividades nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), o programa tem 6.600 beneficiárias ativas.

Desse modo, as mães contam com a Universidade do Bebê, consultas médicas, entrega de enxovais, leite para crianças, vacina, farmácia, puericultura, planejamento familiar e vaga garantida em creches.

“Hoje o FQA está chegando mais perto ainda das pessoas, um programa que evolui bastante. Assim o trabalho da prefeitura com as crianças acontece o ano todo, por toda cidade simultaneamente, na própria sede do FQA, nos Cras, nas UBS, nas escolas, garantindo o desenvolvimento integral das crianças”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

Por Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Casos de mpox no Brasil este ano já superam o total de 2023

Sudeste concentra a maior parte dos casos no país

6 horas ago

STF alerta para golpes com falsa cobrança de multas

Supremo recebe denúncias de fraudes por meio da ouvidoria

7 horas ago

Mormaço Cultural 2024: Trio Roraimeira encerra 3ª edição do festival neste domingo, 8

Artistas também celebrarão 40 anos de carreira, no Teatro Municipal de Boa Vista

9 horas ago

Em Roraima, mulheres vítimas de violência podem solicitar medida protetiva pela internet

Após o envio de algumas informações, o pedido é encaminhado a uma delegacia, que analisa…

11 horas ago

Denarium diz que entregou maternidade, mas obra continua em andamento

Muro de tapume divide a parte concluída da parte em andamento. Governo se comprometeu em…

12 horas ago